São Paulo - O jogo de estréia do brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, no US Open, contra o australiano Wayne Arthurs, deve acontecer terça ou quarta-feira.
Guga disse estar cauteloso. "É uma primeira rodada bem dura", disse. "O cara saca bem e é um jogador perigoso, que não vai me dar muito ritmo." Guga nunca enfrentou o australiano antes.
O técnico Larri Passos, que conhece o estilo de jogo de Arthurs, disse que o australiano vai usar a tática de saque e voleio o tempo todo. "“Ele joga assim e o Guga terá que manter o foco na devolução de saque."
Neste domingo de muito calor em Nova York, Guga treinou no Arthur Ashe Stadium, a quadra central de Flushing Meadows, durante uma hora, com o israelense Harel Levy. Eles jogaram alguns games e depois Guga partiu para um evento promocional da campanha New Balls Please, da ATP, em que a entidade está divulgando a nova geração de tenistas.
Guga, Nicolas Lapentti, Marat Safin, Roger Federer, Nicolas Kiefer e Tommy Haas participaram de uma entrevista coletiva e depois posaram para fotógrafos e televisões do mundo todo em frente ao Globo que fica no Corona Park, em frenta a entrada do National Tennis Center.
Guga é o jogador que lidera a campanha New Balls Please. Bem relaxado como vem jogando, sorridente e tranquilo, sem se incomodar com todo o assédio e pedidos de entrevistas, Guga comentou a campanha. "Eu acho que nós ainda temos que conquistar muita coisa para chegar onde o Agassi e o Sampras chegaram, mas somos nós que estaremos disputando os melhores lugares do ranking e os títulos dos torneios, nos próximos anos", disse.