High School Musical - O Desafio

Entrevistas

Guto Graça Mello

O músico arranjador Guto Graça Mello é uma lenda viva das trilhas sonoras. Desde 1974, ele compõe e dirige musicalmente filmes que marcaram época e embalaram adolescentes brasileiros de várias décadas – entre seus trabalhos mais lembrados está a trilha de ‘Menino do Rio’, sucesso de 1982 com André de Biase e Cláudia Magno (1958-1994). Sua missão em ‘High School Musical – O Desafio’, além de compor a trilha incidental - em parceria com colaboradores - e fazer os arranjos das demais músicas, também foi colocar a mão na massa e executar as canções compostas para a banda do filme – que ele montou especialmente para o longa.

Graça Mello, que fará parte do júri da promoção ‘O High School Musical Está Te Desafiando. Vai encarar?’, contou ao Terra alguns detalhes desse seu último trabalho musical para o cinema.

Você tem uma carreira musical, na direção de trilhas sonoras, bem extensa. O que te anima a embarcar em mais um projeto?

Em primeiro lugar é um filme da Disney, o que é um grande aprendizado, além de ser um grande musical que determina um processo de feitura todo especial. Em suma, foi um grande e fascinante desafio para mim.

Qual foi seu exato envolvimento no projeto brasileiro? Além de dirigir musicalmente os meninos, também compôs parte das músicas também?

Trabalhamos, eu e minha equipe, na seleção das músicas incluindo diversas composições originais, que tiveram letras da Sylvia Massari, assim como na composição da trilha incidental, em parceria com Gustavo Modesto. Fui também responsável pelos arranjos. Os arranjos vocais foral feitos por Marconi Araújo, que também cuidou da preparação vocal do elenco.

Como foi a seleção do repertório de ‘HSM - O Desafio’? A letra ou a musicalidade de cada faixa contou mais como critério de escolha?

A seleção musical, assim como as novas composições, foram criadas a partir do conceito que o diretor do filme, César Rodrigues, passou para nós e a partir das indicações do roteiro.

Os meninos não são cantores profissionais. Deu muito trabalho dirigi-los?

Os meninos tinham uma garra e uma vontade de aprender muito grande, o que é um ótimo começo. Tenho certeza de que o trabalho do Marconi Araújo, que trabalhou a voz de cada um, foi muito facilitado pelo empenho deles.

Como foi feita a seleção da banda que toca com os protagonistas, no filme? Já existia ou foi montada especialmente para as filmagens? Quem é quem na banda?

A banda foi montada especialmente para o filme e integrada por, além de mim, grandes músicos da cena pop brasileira. São eles:
Jurim Moreira e Sergio Mello, bateristas
Dunga e André, baixistas
Juliano Cortuah, guitarrista (também toca violão)
Guto Graça Mello e Gustavo Modesto, violonistas
Tutuca Borba e Guto Graça Mello, tecladistas

hsm hsm

Terra

Cinema