Capa Volta às Aulas
  O peso da mochila
  Primeiro dia de aula
  Professor fica ansioso
  Como me preparar
  Minha primeira vez
O uso de óculos
  Minha postura
  Promoção
Compras
  Papelaria e Escritório
  Assinaturas e Revistas
  Informática & Internet
  Livros
  Leilões
Buscar por:
Produto
› Volta às aulas 2005
Visita ao Oculista
 

 

Nota baixa na escola pode ser falta de óculos

©Disney
Usar óculos pode ajudar você na escola

Criança com nota baixa na escola significa que ela é preguiçosa ou desestimulada, certo? Errado. Até os 8 anos de idade acontece o desenvolvimento total da visão e muitas crianças apresentam problemas que não são tão simples de serem identificados.

Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, apertar a vista para ler um livro ou ver a TV, piscar os olhos com freqüência ou franzir a testa para ver melhor um objeto. Mas 80% dos casos em que é necessário usar óculos só são possíveis de serem identificados depois de uma consulta médica.

"Exames preventivos são essenciais para que a criança possa ter uma visão perfeita e um desenvolvimento saudável", alerta Renato Neves, oftalmologista-diretor da Eye Care, em São Paulo.

Renato alerta ainda que a primeira consulta deve ser feita aos 6 meses de vida e depois aos 2 anos. Após essa fase, o exame dever ser feito de dois em dois anos.

Vale lembrar que tratamentos feitos logo no início do problema podem dar ótimos resultados. Claro que usar óculos, tampões ou até mesmo ter de fazer cirurgias não é nem um pouco agradável. Porém, podem ajudar e muito no sucesso da terapia. Além disso, deixe de lado as piadinhas dos colegas de escola. Seus amigos de verdade e sua família vão entender que é para seu bem usar óculos ou tampão. No mais, procure uma armação bem legal para combinar com seu estilo e abuse do ar inteligente que vai ganhar.

Silvia Marconato/Redação Terra