Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Rosto digital substituiu Oliver Reed em "Gladiador"
Ator morreu três dias antes de encerrar suas cenas e usar o computador foi a solução


Muitos acreditavam que o personagem Próximo, de Gladiador, reavivaria a carreira do ator inglês Oliver Reed, famoso por suas participações em Oliver! (de Carol Reed, 1968) e Mulheres Apaixonadas (Ken Russell, 1969). Mas, em 2 de maio de 1999, três dias antes da data prevista para encerrar sua participação no filme, Reed, conhecido por seus excessos com a bebida, morria aos 61 anos num pub de Malta, após uma tarde regada a uísque e quedas de braço-de-ferro com os marinheiros locais.

A perda de Reed abriu uma crise no set do filme de Ridley Scott. Como quase todas as suas cenas já estavam rodadas, e elas incluíam centenas de extras, foi descartada a idéia do recrutamento de outro ator para o trabalho. A solução, então, foi gastar US$ 3 milhões na recriação digital da figura do ator. Closes do rosto de Reed foram escaneados num computador e inseridos no corpo de um dublê, que fez as cenas que faltavam. Ridley Scott e Russell Crowe comentam a seguir a falta que sentem de Reed.

Ridley Scott - "Ollie sempre foi conhecido como um homem de excessos e não conseguia livrar-se de seus pecados. Haveria uma nota filosófica nas palavras finais de seu personagem em Gladiador, mas achamos que não conseguiríamos fazer aquilo sem ele. Basicamente tivemos de montar um quebra-cabeças na cena em que ele ajuda Maximus a fugir do cativeiro. Com o uso de efeitos computadorizados e um dublê de corpo, pude criar três cenas.

Ironicamente, para um beberrão, o fato de ele ter batido as botas (expressão realmente usada por Scott) caindo duro de costas num pub, não foi uma maneira tão má de ir embora. Todos os meus atores ingleses no filme são beberrões."

Russel Crowe (interrompendo) - "A gente costumava chamar Richard Harris, Derek Jacobi, David Hemmings e Oliver de os quatro cavaleiros do apocalipse."

Scott - "Todos nós esperávamos o pior, mas nada ocorreu dentro do set. A única coisa que você não devia fazer com Ollie era chegar muito perto dele às 9 da noite. A não ser que ele gostasse de você!"

Crowe - "Mas não durava muito. Às 21h15, ele já estava bom."

Scott - "Você às vezes o pegava, de repente, te olhando pelo canto dos olhos - era o momento de sair fora. Um dos meus montadores separou alguns takes de Ollie e fez uma montagem com Johnny Rotten, do Sex Pistols, cantando My Way. Termina com Ollie dizendo: "É o suficiente por agora." A gente está tentando incluir isso na versão em DVD. (Agência Estado)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.