Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Popular     Especiais     Esportes     Informática     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Arruda renunciou ao mandato nesta manhã
Arruda durante votação do relatório de Saturnino Braga (Foto: Agência Brasil)

Quinta, 24 de maio de 2001, 10h03
Atualizado às 11h
Danilo Fantinel / Redação Terra

O senador José Roberto Arruda (sem partido-DF) renunciou ao seu mandato na manhã de hoje. Em seu discurso no Senado, que teve início por volta das 10h45, Arruda retomou a defesa que fez mais de uma vez. "Não matei, não desviei dinheiro público", e completou: "mas cometi um grande erro, talvez o maior da minha vida... estou pagando um preço muito alto, mas talvez o preço maior não tenha sido totalmente saldado", declarou.

Ele lembrou que sempre trabalhou pelo PSDB e pelo governo federal, exercendo seu mandato com dignidade e honestidade. "Não posso e não vou me igualar aos que abastardam a política do país". O senador se disse vítima de um pré-julgamento, ontem, na aprovação do relatório do Conselho de Ética, que recomendou a abertura de processo para cassação de seu mandato. Afirmou ser vítima de um processo de "linchamento, num jogo de cartas marcadas e viciado por interesses pessoais".

Arruda disse que Brasília e sua população não merecem ficar com um senador a menos. "Meu suplente, Lindberg Aziz Cury, tem competência para ocupar esta cadeira e representar o Distrito Federal no Senado. Renuncio ao meu mandato. Tenho fé em Deus. Não é o fim, é um novo começo. Até um dia", despediu-se o senador, sendo aplaudido no Senado.

O processo de cassação contra Arruda não poderá ser aberto. Dessa maneira, não existe nenhum empecilho constitucional impedindo que Arruda se candidate nas próximas eleições, afirmou o senador José Eduardo Dutra. A renúncia evita o risco da perda de direitos políticos por oito anos.

Relatório aprovado - A renúncia acontece um dia após o Conselho de Ética do Senado aprovar, por 13 votos a dois, o parecer do relator Saturnino Braga, que pede a abertura do processo de cassação de Arruda e Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) por quebra de decoro parlamentar. Ambos confessaram ter violado o painel de votação da Casa.

O gabinete do senador em Brasília informou, nesta manhã, que Arruda admite a quebra do decoro, e que isso motivou a sua decisão. Entretanto Arruda não acha que seu erro valha uma cassação.

Suplente - O empresário Lindberg Aziz Cury (PSDB-DF), suplente do senador José Roberto Arruda, será comunicado pela Mesa Diretora do Senado da renúncia do titular e terá prazo de 30 dias para assumir o mandato.

Cury já foi presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio) e sócio do Luiz Estevão numa revendedora de carros que faliu.

Leia mais:
» Arruda volta a ser engenheiro elétrico
» ACM renunciará na próxima quarta-feira
» ACM também já fala em deixar cargo
» Aprovado relatório pede abertura de processo contra senadores
» Parecer sobre o relatório de Saturnino pode sair na quinta
» Jornal da Lilian: Relator deve apoiar cassação
» Imagens do protesto em Brasília
» Veja como foi a votação do relatório

Volta

 
 

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.