NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esportes     Popular     Informática     Especiais     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet




ESCÂNDALO NO CONGRESSO

A cronologia do caso em vídeo

  

ACM renuncia prometendo voltar

A renúncia de ACM
A renúncia de Arruda
Cronologia
Contradições
Perguntas sem resposta
Leia notícias anteriores
Comente o caso com outros internautas no chat, registre um nome:
  
Daniel Bittencourt/Redação Terra

Galeria de Fotos: Personagens O propalado discurso de renúncia do senador Antonio Carlos Magalhães, que prometia pompa e denúncias de peso contra figuras ilustres do governo Fernando Henrique foi, na verdade, um festival de agressões, umas mais implícitas que outras, a seus desafetos políticos. ACM disparou para todos os lados e prometeu voltar à vida política através dos braços da Bahia.

Nem mesmo os pedidos de seus correligionários foram ouvidos na despedida de ACM do Senado. O coronel baiano atacou duramente o presidente Fernando Henrique, a quem chamou de omisso e vaidoso, porém capaz. Antonio Carlos pediu a FHC que deixe de se considerar uma "entidade superior. Onipotente, onipresente, abstrato". "Não quero que pensem que tenho ódio do presidente. Devia até querer. Fui seu aliado, agora sou vítima".

Para ACM, o rumo do governo – impregnado pela corrupção e impunidade – é o abismo. "Estou satisfeito de não participar desse fim melancólico", alfinetou. "Promovo, contra a vontade de altas figuras da República, a mais ampla e importante cruzada de que se tem notícia em toda a história do Brasil, contra a corrupção e os corruptos. E, no entanto, sou obrigado a deixar o parlamento, sob a absurda acusação de quebra de decoro parlamentar". "A quem interessa silenciar neste momento a minha voz?"

Os inimigos receberam as farpas da tribuna. De forma teatral, ele chamou Pedro Simon (PMDB-RS) de "ridículo". O presidente do Conselho de Ética, Ramez Tebet (PMDB-MS) mereceu alcunha de "rábula do Pantanal". Saturnino Braga (PSB-RJ) também recebeu sua estocada pessoal. ACM lembrou que ele foi eleito o pior prefeito do país, quando esteve à frente da prefeitura do Rio de Janeiro.

ACM disse que seus algozes serão julgados pelo eleitorado. "Deixo-os, aos que, certamente, já terão suas máscaras caídas ao chão perante o eleitorado de seus estados, e aqui não pisarão mais, para gáudio daqueles que honraram e ainda honram a história do nosso parlamento". "Mandatos se recuperam nas urnas e é isso que irei fazer". "Embora sem mandato, sinto-me mais livre do que nunca para trabalhar pelo que me interessa: o Brasil e a Bahia. Não pensem que estão decidindo o meu destino. Quem decide meu destino é a Bahia".

Redação Terra

Volta


FÓRUM

Dê sua opinião


GALERIA DE FOTOS
Retorno de ACM
a Salvador

Os personagens

JB Online


SESSÕES NO CONSELHO DE ÉTICA

A apresentação
do relatório

Acareação entre ACM, Arruda e Regina Borges
Depoimento de ACM
O que disse Arruda

LEIA TAMBÉM

A base aliada

O funcionamento e as falhas do painel

Como votaram
35 senadores na cassação de Estevão


LINKS

· Governo Federal
· Câmara
· Senado

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade