PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mulheres periféricas se apresentam em praça pública no RJ

Quatro espetáculos começam a ser exibidos na Tijuca e vão até domingo, em Realengo. Além das apresentações, há seminário

4 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Casa Pública realiza intervenções artísticas gratuitas em três praças do Rio de Janeiro e também oferece um seminário gratuito sobre crítica de arte, em maio. O projeto propõe o contato direto de artistas com o público em espaços populares como ruas e praças. O corpo profissional é quase inteiramente feminino e periférico, contando também com profissionais não-binários.
Para as integrantes da Casa Pública, lugar de arte é na rua. Três praças serão ocupadas no Rio de Janeiro até domingo.
Para as integrantes da Casa Pública, lugar de arte é na rua. Três praças serão ocupadas no Rio de Janeiro até domingo.
Foto: Rafael Salim

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Casa Pública ocupa três praças cariocas para levar arte gratuita à população. Nesta primeira semana de abril, quem estiver sentado no banco da praça, passando ou morando na rua, verá intervenções artísticas inéditas.

Sempre das 10 até 16 horas, as apresentações começam na Praça Afonso Pena, na Tijuca, em 05 de abril. Depois vão para a Praça XV, centro, e Praça de Realengo. O corpo profissional é quase inteiramente feminino e periférico, contando também com profissionais não-binários.

A Casa Pública propõe o contato direto de artistas com o público no espaço mais popular, da rua, da criança, do idoso, da pessoa em situação de rua, que muitas vezes não acessaram o museu ou a galeria de arte.

“Acreditamos que lugar de arte é na rua, criando vias para mais pessoas participarem de propostas artísticas, interferindo, interagindo. É ver a arte acontecer com vento, poeira, barulho, e qualquer interferência que passa a compor o trabalho no momento mesmo em que acontece”, diz Mariana Paraizo, integrante da Casa Pública.

Além das apresentações, haverá um seminário em maio, também gratuito, voltado ao público em geral, interessados em crítica de arte e estudantes da graduação de cursos de arte do Rio de Janeiro.

Coordenado pela curadora e crítica de arte Bruna Costa, o 2º Seminário Casa Pública levará discussão e produção de textos críticos acerca das intervenções artísticas realizadas

Serviço

Apresentações

05 de abril, sexta-feira, Praça Afonso Pena, Tijuca

06 de abril, sábado, Praça XV, centro

07 de abril, domingo, Praça de Realengo, Realengo

Sempre das 10 até 16 horas

2º Seminário Casa Pública 

04 de maio, sábado, 14 horas

 Praça XV de Novembro, 48, Largo do Paço

Sala dos Archeiros, Paço Imperial

Grátis

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade