PUBLICIDADE

Oktoberfest atrai brasileiros para Munique

Publicidade

No próximo dia 17 de setembro, ao meio dia, o prefeito de Munique, Christian Ude, vai tirar o terno e a gravata para seguir uma tradição de mais de um século. Com um Trachten - roupa típica alemã - ele pegará um enorme pedaço de madeira, abrirá o primeiro barril de cerveja e gritará "O zapft is" (o barril está aberto). Este ritual inicia, oficialmente, a Oktoberfest, que vai agitar uma das principais cidades da Alemanha até o dia 3 de outubro.

Só no ano passado, cerca de 6,5 milhões de pessoas visitaram as 15 tendas de diferentes cervejarias alemãs montadas na Oktoberfest. Foram consumidos mais de 7,1 milhões de litros de cerveja. A animação da festa atrai cada vez mais brasileiros: 76 mil visitaram a cidade - um aumento de 38% em relação a 2009, segundo a Secretaria de Turismo de Munique.

O goiano Valdeone Oliveira Junior, 29 anos, já arruma a mochila para partir no próximo mês. Ele vai viajar pela Europa e separou três dias para visitar Munique e aproveitar a maior e mais popular festa de cerveja do mundo.

"Quero beber uma cerveja em um daqueles famosos canecos grandes e pesados, sentar em uma mesa enorme e tentar cantar as canções locais junto com os alemães", disse, já antevendo a farra que vai ser a viagem.

Além das cervejas, a 178ª edição da Oktoberfest oferece também um cardápio típico alemão. É quase obrigatório comer o famoso chucrute, a salsicha de sangue com maçãs no purê de batatas, o hassenpfeffer (guisado de coelho) e, claro, o Schweinshaxe (joelho de porco). Sem esquecer que você rapidamente se torna amigo inseparável dos pretzels gigantes, vendidos por toda a parte e um convite ao aumento de peso.

Mas Munique, cidade com o mais alto padrão de vida da Alemanha, tem muito mais a oferecer. As estátuas de leões, símbolos da região, estão espalhadas por todos os lados. Na Marienplatz, a praça central da cidade, fica a histórica prefeitura (Neues Rathaus). A poucos metros dali é possível observar a imponente Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora), inaugurada em 1494, considerada símbolo da cidade.

Bem próximo também está a impressionante Residenz, antiga residência de verão da realeza. Na Odeonsplatz ficam os cafés e as lojas de grife mais chiques. Não deixe de comer na tradicional delicatessen Alois Dallmayr (www.dallmayr.de). O pão com chocolate é algo de outro mundo. Sem esquecer a atmosfera da Oktoberfest, é preciso visitar a Hofbrauhaus. Este pub enorme, com mais de 400 anos, fabrica uma das cervejas mais antigas e famosas de Munique. Com certeza, o lugar ideal para ensaiar o tradicional grito "Ein, Zwei¿ G'sufa!" (Um, dois¿ beber!).

Mais de 25 marcas
A versão brasileira da Oktoberfest acontece em Blumenau, Santa Catarina, e a abertura está marcada para o dia 6 de outubro. A festa dura 18 dias, tem apresentação de grupos folclóricos, mais de 25 variedades de cervejas artesanais e importadas, além de comidas típicas alemãs. No ano passado, o evento atraiu quase 600 mil pessoas. O dia mais esperado é justamente o de encerramento, quando ocorre o concurso para eleger a Rainha da 29ª Oktoberfest.

Castelos
Separe um dia para visitar os fantásticos castelos da Baviera construídos no século 19 pelo louco Rei Ludwig II. A cerca de duas horas de Munique fica o Castelo de Neuschwanstein - o mais famoso, fotografado e espetacular da Alemanha. Imponente no alto da montanha, ele chegou a inspirar Walt Disney na construção do místico Castelo da Cinderela. Pertinho dali, também, está o Palácio de Linderhof com seus belos jardim e a sensacional gruta de Vênus.

Pacotes
Munique
Embarque: De 03/09 a 27/10 (chegadas de quartas a domingos).
Hotéis: Four Points by Sheraton , Hilton Munich City, Sofitel Munich Bayerpost e Le Meridien. Quarto duplo a partir de US$ 1.196 por pessoa.
Pacote inclui: 4 noites de hospedagem no hotel escolhido com café da manhã e taxas; traslados privativos de chegada e saída; traslados de ida e volta para o Ingoldstadt Village Outlet Shopping; e assistência ao passageiro no embarque em São Paulo. Não inclui taxa de embarque.
Valores e disponibilidade sujeitos a alteração sem prévio aviso.

Informações: Stella Barros, RJ, telefone: 2430-1111.

Ingressos
Os ingressos para a Oktoberfest 2011 de Blumenau podem ser adquiridos através do site: www.zetks.com

Sites
Oktoberfest 2011
www.oktoberfest.de/en
Museu Palácio Residenz
www.residenz-muenchen.de/

Hofbräuhaus
Informações e cardápio da mais famosa cervejaria do mundo através do site: www.hofbraeuhaus.de/en/

Visto
Brasileiros não precisam de visto para permanência de até noventa dias.

Seguro viagem
É obrigatório seguro de viagem internacional que assegure assistência médica, assistência hospitalar e repatriação, com uma cobertura total mínima de 30 mil euros.

Munique, cidade com o mais alto padrão de vida da Alemanha, tem na Oktoberfest seu cartão de visita. Brasileiros são presença crescente
Munique, cidade com o mais alto padrão de vida da Alemanha, tem na Oktoberfest seu cartão de visita. Brasileiros são presença crescente
Foto: Divulgação
Fonte: O Dia
Publicidade