3 eventos ao vivo

Conheça o Ceará, terra de praias, sol e simpatia

24 mar 2011
07h56

Não poderia ser diferente. Uma terra que é famosa pelo bom humor de seus habitantes, pela qualidade de suas praias e pelo clima ensolarado tinha de cair na preferência dos turistas brasileiros. É o que acontece com o estado do Ceará: seus mais de 500 km de litoral atraem cada vez mais visitantes. E não somente brasileiros: gente de todos os cantos do planeta visitam o lugar para curtir as águas transparentes e areias brancas.

» Veja fotos


» Siga o Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

A mais famosa das praias é Jericoacoara, que fica a 287 km da capital. Ganhou seu renome internacional quando foi eleita a praia mais bela do Brasil e uma das 10 mais belas do mundo pelo jornal americano The Washington Post. Destino preferido por amantes do windsurfe do mundo todo, também oferece condições ótimas para o sandboard. Área de proteção ambiental, não tem estradas de acesso: o acesso é restrito por veículos 4x4 e a hotelaria é simples, em pousadas. A praia tem coqueiros, recifes, águas quentes e rochas como do cartão postal do local, Pedra Furada. Mas para quem quiser ainda mais isolamento, a Barra dos Remédios, acessível somente de buggy ou jipe 4x4, fica rodeada de dunas moldadas pelo forte vento, beirando as águas marcadas pelo encontro do Rio dos Remédios com o mar.

Distante 166 km da capital, a praia de Canoa Quebrada mistura a tradição de um povo que ainda pesca em jangada com a balada e o ruído da juventude que ali se diverte. Basta dizer que há uma rua de nome Broadway, onde reggae e forró rolam soltos das 22h às 5h da manhã. É possível nadar no mar ou no Rio Jaguaribe, andar a cavalo ou de buggy nas dunas e apreciar o pôr do sol na praia.

A Praia de Lagoinha recebe o nome do conjunto de lagoas de água doce em volta da praia. É um dos cartões postais mais conhecidos do Estado, com suas dunas, coqueiros e falésias. A 90 km de Fortaleza, fica Morro Branco - de onde vêm as ampulhetas com areia colorida. Depois de conhecer o processo de produção das garrafinhas com areia, divirta-se em um passeio no Labirinto, entre as dunas, e não deixe de andar de jangada, que pode ser alugada na praia, com instrutor paciente e sempre bem-humorado.

A capital, Fortaleza, tem também bastantes atrativos. Por exemplo, o histórico Theatro José de Alencar, que foi inaugurado em 1910. O projeto arquitetônico original previa um teatro e um jardim, mas o jardim só foi construído décadas depois do teatro, em uma reforma feita entre 1974 e 1975. A poucos quarteirões, o Centro Dragão do Mar contrasta, pela sua arquitetura ousada e moderna, com o Theatro. O centro da cidade oferece uma variada e rica programação cultural: música, teatro, cinema e exposições, tudo frente à praia de Iracema.

Uma opção no estado que também vale a visita é o Beach Park, resort localizado a 16 km de Fortaleza. Tem piscina infantil, playground e kid's club, com brinquedoteca e área para pintura e trabalhos manuais para crianças. Em todo o resort, há áreas adaptadas onde os pais podem circular empurrando carrinhos de bebê. São 182 apartamentos localizados à beira-mar. Há piscina, quadra poliesportiva, quadra de tênis, fitness center, saunas, teatro, restaurante, salão de beleza e bar molhado. O resort faz parte do Complexo Beach Park, que conta também com o parque aquático, o Aqua Park, o Beach Park Acqua Resort e o Beach Park Praia.

Fonte: Especial para Terra
publicidade