Bordeaux além do vinho: um guia de restaurantes

Um roteiro de restaurantes, bares e achados na região francesa onde tudo gira em torno do vinho

6 jul 2018
10h00
  • separator
  • comentários

Desde a chegada do TGV à cidade, Bordeaux está fervilhando e como tudo ali gira em torno do vinho, nosso roteiro traz os dois melhores restaurantes em vinhedos, o bistrô frequentado pelos produtores de vinho há décadas e os melhores bares com vista da região.

La Chapelle de Giraud

O La Chapelle fica em meio aos vinhedos do Château Giraud em Sauternes
O La Chapelle fica em meio aos vinhedos do Château Giraud em Sauternes
Foto: Patrícia Ferraz / Divulgação

O restaurante está instalado nos vinhedos do Château Giraud, em Sauternes, um ambiente lindo, envidraçado, amplo, cheio de luz natural. A carta de vinhos dá um show nos Sauternes, e é forte também nos tintos e brancos de Bordeaux. A comida é excelente.

Destaque para as ostras com a assinatura de Joël Dupuch, cultivadas em Cap Ferret, que ficam espetaculares com Sauternes para começar os serviços. Tem cordeiro longamente assado, peito de pato, peixe selvagem, foie gras e uma seleção de caviar, entre outros pratos. O menu de almoço a preço fixo custa 25 euros, com entrada, prato e sobremesa.

Onde. 5 Château Guiraud, 33210, Sauternes (lachapelledeguiraud.com)

La Terrasse Rouge

Ponto alto do menu no La Terrasse é o o foie gras com brioche e pera cozida em vinho
Ponto alto do menu no La Terrasse é o o foie gras com brioche e pera cozida em vinho
Foto: Patrícia Ferraz / Divulgação

Restaurante bárbaro, o La Terrasse Rouge é uma construção moderna, com a fachada vermelha, projetada por Jean Nouvel. Todo de vidro e madeira, fica no vinhedo do Château La Dominique, em St. Emilion. Das mesas do terraço, protegidas por ombrellones, se vê o Château Cheval Blanc, do grupo LVMH, vizinho; o Château L'evangile, do Domaines Baron de Rothschild, fica em frente. O menu combina clássicos (o foie gras é fantástico, com brioche pêra cozida em vinho), e modernos como spring roll de pato. Tem grelhados. Menu gourmand por 39 euros. Fantástica carte de vinhos franceses.

Onde. Château La Dominique, La Dominique, 33330 Saint-Émilion (laterrasserouge.com)

Darwin Eco-système

Novidade hipster de Bordeaux, um lugar de 20 mil metros às margens do rio Garonne. Moderno, bacana, cheio de grafites. Tem bistro-refectoire, cervejaria, café, loja de objetos, oficina de bike. A comida não é espetacular, mas vale pelo conjunto.

Onde. 87 Quai des Queyries, 33100 Bordeaux (darwin.camp)

Brasserie Bordelaise

Charmosa, tradicional, serve os clássicos, terrine, steak tartare e um franguinho assado delicioso. Tem espetacular loja de vinhos no subsolo, com 700 rótulos.

Onde. 50 rue Saint-Rémi, 33000 Bordeaux (brasserie-bordelaise.fr)

Pratos tradicionais e ótima carta de vinhos no centro de Bordeaux
Pratos tradicionais e ótima carta de vinhos no centro de Bordeaux
Foto: Brasserie Bordelaise / Divulgação

Outras dicas para aproveitar em Bordeaux:

  • Para a melhor vista de Saint-Émilion, vá ao terraço da Hostellerie de Plaisence (5 rue du Clocher, 33330, Saint-Émilion)
  •  A melhor happy hour com vista de Bordeaux é no bar no topo do Hotel Intercontinental (2-5 Place de la Comédie, 33000, Bordeaux)
  •  L'Envers du Décor é o bistrô onde os vignerons se encontram em Saint-Émilion (11 rue du Clocher , 33330, Saint-Émilion

Veja também:

Chef cria pratos para um super almoço sem proteína animal

 

Estadão

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade