Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gripe aviária: é possível se contaminar comendo carne de frango e ovos? Entenda

Brasil registrou o seu 1º foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul; veja como uma pessoa se contamina com a doença

16 mai 2025 - 14h33
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Brasil confirmou o 1º foco de gripe aviária em granja comercial, mas o consumo de carne de frango e ovos segue seguro, pois a transmissão da doença ocorre por contato direto com aves infectadas.
Gripe aviária foi detectada no Brasil pela primeira vez em maio deste ano. Segundo OMS, país não apresenta riscos no consumo de aves
Gripe aviária foi detectada no Brasil pela primeira vez em maio deste ano. Segundo OMS, país não apresenta riscos no consumo de aves
Foto: Valéria Gonçalvez/Estadão / Estadão

O Brasil registrou o seu 1º foco de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, IAAP) em uma granja comercial. O caso foi confirmado na quinta-feira, 15, em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Desde o ano de 2022, surtos de IAAP em aves domésticas, aves e mamíferos silvestres têm sido observados em vários países da região das Américas, como Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Estados Unidos, México, Peru, Uruguai e Venezuela. O vírus influenza subtipo A (H5N1) é predominante nesses surtos.

No Brasil, essa doença chegou recentemente, em 2023. No entanto, só havia atingido aves silvestres. Agora, é a primeira vez que é registrada em uma granja comercial.

Nesta sexta-feira, 16, o Ministério da Agricultura e Pecuária informou, por meio de nota, que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos.

"A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)", destacou a pasta. 

Como uma pessoa se contamina com gripe aviária?

A transmissão acontece pelo contato direto com secreções, sangue, fezes e até com o tecido da ave infectada ou inalação de partículas contaminadas com as suas excreções.

"As pessoas raramente contraem a influenza aviária, mas quando isso ocorre, geralmente é devido ao contato direto desprotegido (sem uso de equipamentos de proteção individual como luvas, roupas de proteção, máscaras, respiradores ou proteção dos olhos) com aves infectadas", explica o Ministério da Saúde.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade