PUBLICIDADE
AO VIVO
Terraiá ao vivo: assista ao show do Forró da Gota direto de Salvador

Bolo murcho nunca mais! Confira dicas para evitar esse problema

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

24 mai 2024 - 15h48
Compartilhar
Exibir comentários

Seu bolo murchou e você não faz ideia do porquê? Esse desastre culinário pode acontecer por vários motivos, como uma quantidade errada de fermento ou se você abrir o forno antes da hora. Fato é que é sempre muito triste descobrir que o alimento que você fez com tanto cuidado e amor deu errado, e ninguém quer que essa situação se repita, não é mesmo?

Entenda como fazer o bolo não murchar
Entenda como fazer o bolo não murchar
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Mas pode ficar tranquilo - existem sim formas de impedir o problema e garantir que o seu bolo não vá murchar. É só seguir algumas dicas simples, porém que muitas pessoas não conhecem ainda.

Confira a seguir os 4 passos muito importantes para seu bolo não murchar:

Use os ingredientes em temperatura ambiente

Se você tirar os ingredientes, como leite, manteiga e ovos, da geladeira e já colocar no bolo logo depois, pode dar problema. É melhor tirá-los um pouco antes e usá-los em uma temperatura mais próxima da ambiente.

Deixe o fermento por último e use a quantidade certa

Para o bolo não murchar, o fermento precisa ser o último ingrediente a ser adicionado à massa. Além disso, lembra-se de seguir bem as instruções da receita em relação à sua quantidade, uma vez que um erro nesse sentido também não vai ser legal.

Tome cuidado quando o bolo estiver no forno

Primeiramente, vale dizer que o forno precisa ser preaquecido antes e a temperatura não pode ficar muito alta. Se isso ocorrer, corre o risco de o bolo assar por fora, mas não por dentro, e então murchar.

Ademais, é aquela velha história: não se pode abrir o forno enquanto o bolo estiver assando, especialmente nos primeiros 20 minutos, se não quiser que ele perca volume.

Atenção após retirar o bolo do forno

Mesmo depois que o bolo estiver pronto, ele corre o risco de murchar se for tirado do forno quente e logo colocado sobre uma superfície gelada. Para evitar isso, deixe o bolo dentro do forno desligado e com a porta entreaberta por uns 5 minutos, para ele perder a temperatura gradativamente. Depois, coloque-o para terminar de esfriar em cima de algo não tão frio, como um prato.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade