Nem batata, nem batata-doce: com este ingrediente você pode ter um purê rico em proteínas, ideal para acompanhar qualquer prato
Ele tem um índice glicêmico menor do que o purê de batata tradicional e permite diversidade na sua dieta.
Quando pensamos em purê, é quase automático imaginar um prato feito com batata, batata-doce ou até abóbora. Mas se você está buscando inovar no cardápio, variar os nutrientes e consumir mais proteínas vegetais no dia a dia, existe uma alternativa surpreendente que pode elevar a qualidade nutricional do seu prato: um purê feito com leguminosas.
Feijão, lentilha, grão-de-bico e outras leguminosas. Além de saboroso, esse tipo de purê é uma excelente pedida para quem quer ter mais saciedade, evitar picos de açúcar no sangue e ainda acompanhar carnes, peixes ou pratos vegetarianos de forma nutritiva.
Leia mais: Muitas pessoas usam esse tempero em leguminosas, mas quase ninguém sabe para que ele serve
Purê de feijão, lentilha ou outras leguminosas
Com diversos tipos de leguminosas, é possível preparar um purê que facilita a digestão desses alimentos e, ao mesmo tempo, oferece uma boa quantidade de proteína vegetal e amido resistente — que é mais difícil de digerir e possui um índice glicêmico mais baixo do que o purê de batata tradicional.
Assim, com feijão-branco podemos fazer facilmente um purê utilizando leguminosas enlatadas, que podem ser processadas ou amassadas junto com um pouco de caldo de legumes ou leite, caso o objetivo seja aumentar o teor de proteínas, além de temperos variados no processador de alimentos.
...
Veja também
Como temperar sopa de lentilha para deixá-la deliciosa, o truque é usar este ingrediente
Frango ou soja texturizada? Esta é a melhor opção para ganho de massa muscular
Pessoas que incluem esse composto na dieta envelhecem melhor e vivem mais