PUBLICIDADE

Nutricionista aponta os benefícios da manga para a saúde

Além de saborosa, a manga é uma fruta poderosa quando falamos de saúde. Conheça os principais benefícios do alimentos

10 mai 2024 - 10h00
(atualizado em 13/5/2024 às 21h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Nutricionista aponta os benefícios da manga para a saúde
Nutricionista aponta os benefícios da manga para a saúde
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Saborosa, versátil e poderosa quando se trata de benefícios à saúde. Estamos falando da manga, fruta nativa do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil. Tanto que, por aqui, é uma das frutas mais populares da nossa alimentação.

Benefícios da manga

Sua popularidade se deve, em grande parte, aos benefícios que a manga fornece à saúde. Para quem sofre de prisão de ventre, por exemplo, essa é uma boa opção para adicionar na dieta. 

"Isso porque a manga ajuda no aporte de fibras, que favorecem o funcionamento do intestino, fazendo com que ele passe a funcionar melhor. Ela ainda auxilia na função intestinal, controla a saciedade, favorece a imunidade, melhora a saúde da pele e da visão, além de ser ótima para repor a energia", ressalta Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Mas os benefícios da fruta não acabam por aí. Por ser uma boa fonte de potássio e magnésio, ela também atua na regulação da pressão arterial, na saúde muscular e óssea, na reposição de sais perdidos no suor e, além disso, ajuda na prevenção de câimbras. 

Como acrescentar manga na alimentação

"O seu consumo deve se associar a bons hábitos alimentares, de um modo geral. Isto é, contendo o consumo total de aproximadamente 500g de vegetais por dia. Uma manga média pode representar 200g a 300g desse consumo", explica a nutricionista.

Não há restrições específicas para consumir a fruta. No entanto, a especialista apenas recomenda que cada pessoa se atente para os excessos, considerando que a manga possui uma quantidade considerável de carboidratos.

"E em relação a misturar o leite com a manga, já sabemos que é mito. Assim, não há problema nenhum em fazer uma vitamina batendo leite com manga ou até mesmo fazer um picolé caseiro com essa combinação", destaca.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade