PUBLICIDADE

Qual a melhor pelagem canina, pelo longo ou pelo curto?

Conheça as principais diferenças e exigências de cuidados das pelagens caninas curtas e longas e decida qual o pet mais adequado para você

8 ago 2014 - 10h36
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jack russell terrier</p>
Jack russell terrier
Foto: cynoclub / Getty Images

Uma das grandes preocupações de quem pensa em levar um bichinho de estimação para casa é relacionada à pelagem do animal – já que, além de exigir uma série de cuidados, os pelos dos cães também podem ser considerados entre as principais fontes de sujeira e bagunça pela casa de quem é tutor de um pet canino.

Siga Terra Estilo no Twitter

No entanto, a decisão por um cachorrinho de estimação de pelos curtos ou longos se torna ainda mais complicada quando expomos as suas principais demandas. Enquanto os cães de pelagem longa exigem muitos cuidados para ficarem longe de problemas de pele causados pelo acúmulo de sujeiras, como as dermatites, os cachorros de pelos curtos costumam perder uma quantidade muito maior de pelos no dia a dia, exigindo que os cuidados com o ambiente em que o animal vive sejam maiores.

Conheça, a seguir, um perfil resumido de cães de pelos curtos e pelos longos, e analise as suas características para fazer uma decisão bem informada na hora de levar um bichinho de estimação para casa:

Pelos curtos

Terrier brasileiro

Saudável e com uma pelagem bastante fácil de cuidar, o terrier brasileiro (também conhecido como Fox Paulistinha) é um cachorro que necessita de atenção especial na época da troca de pelos, exigindo uma quantidade maior de escovações e cuidados especiais para evitar que o animal adquira pulgas ou parasitas, mantendo-o afastado de problemas de pele.

Jack russel terrier

Embora sua pelagem curta também seja relativamente fácil de cuidar, o Jack Russell Terrier é um cão com uma grande propensão a desenvolver problemas de pele como eczemas e dermatites provocados por fungos e, por isso, os cuidado com a sua higiene devem ser constantes. Quando bem cuidados, os jack russell são animais muito fáceis de lidar.

Pelos longos

Yorkshire terrier

Escovações diárias e banhos semanais são, geralmente, o suficiente para manter a pelagem dos cães da raça Yorkshire Terrier longe de problemas desenvolvidos em função do acúmulo de sujeiras nos pelos, mantendo-o brilhante e sedoso.

<p>Lhasa apso</p>
Lhasa apso
Foto: Jupiterimages / Getty Images

Lhasa apso

Esta é mais uma raça que exige escovações diárias para ficar protegida de complicações de pele causadas pelo acúmulo de sujeira nos pelos, sendo que banhos semanais também são recomendados para manter a pelagem longa e vasta do lhasa apso limpa e extremamente brilhante.

Acesse o link e saiba onde encontrar diferentes raças de cachorros nos melhores canis do Brasil.

Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade