Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Imunidade baixa? Veja 5 alimentos para estimular as defesa naturais do corpo

Uma dieta saudável, rica em ingredientes naturais e nutritivos, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de prevenir doenças infecciosas e crônicas

11 dez 2025 - 21h09
Compartilhar
Exibir comentários

Naquelas semanas em que o cansaço se instala com maior frequência, o corpo parece mais frágil e até suscetível a infecções, como resfriados e gripes, o melhor caminho para repor as energias e fortalecer a imunidade é apostar na alimentação. Uma dieta saudável, baseada em ingredientes naturais, garante a obtenção dos nutrientes necessários para estimular as defesas naturais do organismo.

Uma dieta saudável, rica em ingredientes naturais e nutritivos, ajuda a melhorar a imunidade e prevenir infecções
Uma dieta saudável, rica em ingredientes naturais e nutritivos, ajuda a melhorar a imunidade e prevenir infecções
Foto: Getty Images Pro/AlexRaths / Bons Fluidos

Alimentos para melhorar a imunidade

Para criar um cardápio capaz de beneficiar o sistema imunológico, a recomendação é começar incluindo as frutas vermelhas, que são ricas em vitamina C e antioxidantes. Esse elementos, também presentes nas variações cítricas, estimulam a produção glóbulos brancos e impedem a sua danificação pelo estresse oxidativo. Dessa forma, auxiliam no combate de doenças infecciosas e crônicas.

Além das frutas, os ovos, segundo nutrólogos, também favorecem a imunidade por conterem minerais, como zinco, selênio e ômega-3. Outros alimentos que apresentam esses nutrientes são os peixes, principalmente o salmão e o atum. Para o site do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a endocrinologista Thais Mussi explica ainda que a forte presença de proteínas potencializa os efeitos dos ingredientes.

"Elas contribuem para a produção de anticorpos que combatem infecções (...) Já os ácidos graxos ômega-3 têm propriedades anti-inflamatórias que melhoram a resposta imunológica. Portanto, uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é vital para um sistema saudável", detalhou.

E, a fim de tornar o prato mais nutritivo, a dica é acrescentar nozes e sementes, que ajudam a repor o estoque de vitamina B6 e fósforo. Esses alimentos vão bem em saladas. Já para a sobremesa, itens à base de leite, como iogurte e queijos, contribuem para a regeneração celular e para a regulação do microbioma, atuando como uma barreira contra bactérias e fungos.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Hospital Imaculada PNZ (@hospitalimaculadapnz)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade