DESTINOS
Brasil
» Praias
» Ecoturismo
» mais roteiros
América
» Orlando e Miami
» Nova York
» mais roteiros
Europa
» Paris
» Londres
» mais roteiros
Ásia, África e Oceania
» mais roteiros
SERVIÇOS
» Atlas mundial
» Compre pacotes
» Cursos no exterior
» Dicas para a viagem
» Mande um webcard
» Mapa de cidades
» Sua Cidade
MULTIMÍDIA
» Minuto Brasil
» Restaurantes de SP
GUIAS
» 4Surf
» Aventura
» Brasil 2 Mil
» Brasil Travel News
» Cidades Históricas
» Expresso BR-Europa
» Férias Brasil
» Guia de Praias
» Litoral BR
» NY 24h
» Ícaro Brasil
» Sua Praia
» World's Hotéis
FALE CONOSCO
Envie críticas e sugestões
 

DICAS PARA A SUA VIAGEM
Saiba quando recorrer à Justiça sobre perda de bagagem

Se a bagagem não foi encontrada ou o passageiro não concordar com o valor com o qual foi ressarcido, ele terá de procurar a Justiça. “Não adianta, porém, tentar reaver jóias e dinheiro, uma vez que isso deve ser levado na bagagem de mão”, alerta Maria Inês Dolci, do Idec.

De acordo com a advogada, deve-se procurar a Justiça quando já estiverem se passado mais de 30 dias da data em que foi feita a reclamação na empresa aérea.

Luiz Antônio de Oliveira Mello, da Associação das Vítimas de Atraso Aéreo (Avaa), diz que, pelo fato de muitas vezes o problema envolver o direito aeronáutico internacional, é difícil encontrar advogados que tenham conhecimento sobre do assunto.

Um dos caminhos é a própria Avaa. “Entre as pessoas que nos procuram, é feita uma triagem para saber se os casos são solúveis ou não. Eles são, então, encaminhados para advogados especializados.”

Mello salienta, porém, que o principal objetivo da Avaa é esclarecer os passageiros. “Queremos passar todas as informações referentes a viagens.” A Avaa atende também pessoas que tiveram problemas com overbooking e cancelamento ou atraso de vôo, por exemplo. O telefone de contato da associação é o 259-9409.

Maria Inês diz que os juízes já entendem que contrato de serviço aéreo é relação de consumo. Assim, pode-se também recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e o Idec.

Ela lembra que outra saída para reclamar indenizações e ressarcimentos com relação a bagagem extraviada é procurar os Juizados Especiais Cíveis, se o problema envolver pequenos valores. Isso porque só podem ser levados aos Juizados casos cujos valores reclamados não ultrapassem 40 salários mínimos. E, se o valor for menor do que 20 salários, não é necessário o acompanhamento de advogado.

Bagagem
» Cuidados com a bagagem
» O que fazer quando passageiros e bagagem não andam juntos
» Evite ser barrado na alfândega
» Normas da Receita Federal para bagagens

Jornal da Tarde

CONFIRA TODOS OS DESTINOS:
Brasil América Europa Ásia, África e Oceania

 

PLANEJE SUA VIAGEM


A agência de
viagens do Terra



PESQUISA RÁPIDA DE VÔOS:
De:
Para:

Data de saída:
Data de volta:

Nº de Passageiros:

 Condições de Uso
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade