Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
PARANAPIACABA

Paranapiacaba reúne cultura e esportes radicais

Leia mais
  Introdução
  Como ir e Onde ficar
 
Você está em São Paulo e não tem muito dinheiro para viagens longas? Que tal um passeio pelo túnel do tempo? Em Paranapiacaba, sub-distrito do município de Santo André, na Grande São Paulo, segundo os próprios moradores, não existe um museu fixo. O museu é a própria estrutura da cidade, as ruas, casas, iluminação, etc. E não é só isso: os esportes radicais também são um destaque da cidade.

O custo de uma viagem ao local pode ser baixo. Se você mora em São Paulo, desembolsar cerca de R$ 60 é suficiente para um bom passeio e até praticar alguns esportes ecológicos. Mesmo assim, por bem menos você consegue conhecer a única vila ferroviária brasileira conservada desde sua fundação.

A Vila de Paranapiacaba, que em Tupi Guarani significa "de onde se avista o mar", transpira história e curiosidades. A vila fica dentro da Área de Proteção aos Mananciais, limitando-se com o Parque Estadual da Serra do Mar e a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba. À sua volta, a Mata Atlântica cede imagens belíssimas para os turistas que optam em conhecer este misto de culturas. Portugueses e ingleses aportaram na região e as duas vilas, Portuguesa (no morro) e Inglesa (parte baixa), são repletas de particularidades.

Mas não é só de história que vive Paranapiacaba. Esportes ecológicos também fazem parte do roteiro e acrescentam uma dose de adrenalina aos visitantes. Descer cachoeiras ou precipícios, modalidade chamada de rapel, faz parte da "sessão aventura" da região. A tirolesa, que consiste em atravessar vales pendurado por uma corda, é outro exemplo desta opção por esportes radicais.

Redação Terra

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade