Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
CARRANCAS

Cara feia da serra deu nome à cidade

Assim como boa parte das cidades da região, Carrancas começou a ser povoada por bandeirantes vindos de São Paulo e Taubaté por volta de 1720. Banhada pelo Rio Grande (além de vários outros, que constituem grande riqueza hidrográfica) e tendo como primeiros habitantes devotos de Nossa Senhora da Conceição, a cidade, quando nem cidade era ainda, chamou-se Nossa Senhora do Rio Grande, Nossa Senhora da Conceição do Rio Grande, Nossa Senhora da Conceição das Carrancas, Nossa Senhora das Carrancas, Carrancas de Baixo, Carrancas de Cá e, finalmente, Carrancas. Simples e peculiar, o nome foi inspirado no formato adquirido por uma serra próxima, depois de anos de escavações em busca de ouro.

Se a santa desapareceu do nome do lugar, continuou fazendo parte da vida de seus habitantes. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição está lá para provar que não liga para cara feia. Afinal, os empreendimentos dos bandeirantes deram à montanha duas grandes faces caricaturais, mas os representantes locais da Santa Sé não ficaram de mãos abanando: receberam imagens banhadas a ouro, ainda hoje expostas na matriz.

Informações
Prefeitura Municipal de Carrancas - Tel.: (35) 3327-1107
A.M.A. (Amigos do Meio Ambiente de Carrancas) - Tel.: - (35) 3327-1188
Na Internet: www.carrancas.com.br

Leia mais:
» Cachoeiras, rios e poços de água cristalina esperam por você
» Confira o calendário da cidade

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade