Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
CARRANCAS

Cachoeiras, rios e poços de água cristalina esperam por você

Clique na imagem acima para ver a foto em tamanho maior
Os chegados num "friozinho" que perdoem a brasilidade do nosso clima e o aquecimento gradual do planeta: para os próximos seis ou sete meses, no mínimo, a previsão é de muito sol e calor em todo o País. Aventureiros, preguiçosos, jovens e nem tão jovens assim podem rumar para o sul mineiro: na região de Carrancas há mais de 50 cachoeiras e poços de água cristalina, perfeitos para as temperaturas que, parecendo ter adotado o lema do Superman ("Para o alto e avante"), queimam o coco de qualquer cidadão.

Carrancas fica ao sul de Belo Horizonte. Desta, está separada por 286 quilômetros; de São Paulo, por 411 (pela Rodovia Presidente Dutra) a 430 (Rodovia Fernão Dias) quilômetros; e do Rio de Janeiro, por 421 quilômetros. Distante das metrópoles, ainda não se transformou num grande pólo turístico, mas tem infra-estrutura suficiente para acolher e tratar bem o visitante. A cidade é pequena - são pouco mais de 4 mil habitantes e só 231 carteiras de motorista - e possui aquela configuração básica igreja/pracinha/prefeitura que dá um certo charme ao local.

Cachoeiras e poços - As atrações naturais, assim como a maioria das pousadas, ficam a alguns quilômetros do centro da cidade. Prepare-se para andar muito. Algumas trilhas desenhadas nas quatro serras da região (de Carrancas, da Chapada das Perdizes, do Moleque e das Bicas) consomem horas de pernada. Nada exclusivo para profissionais. Apenas leve dois pares de tênis bem confortáveis e curta o passeio. A cachoeira da Fumaça é um dos principais cartões-postais de Carrancas. A 6 quilômetros do centro, faz parte do Complexo da Fumaça, formado por três rios com diversas quedas d´água.

O Complexo da Zilda também tem uma cachoeira como principal atrativo, mas isso é apenas a ponta do paraíso. Distante 12 quilômetros do centro, recebe as águas do Rio Capivari (onde se faz rafting) e faz delas muito bom proveito: quedas d´água, um "escorrega" que deságua num poço cristalino, uma pequena praia e, claro, a Cachoeira da Zilda. Para quem acha pouco, há ainda uma gruta com 150 metros de extensão e um rio subterrâneo.

Já a cachoeira do Grão-Mogol não tem praia, mas tem belíssimas formações rochosas, além de dois poços. Assim como a da Esmeralda, tem caminho fácil; não se leva mais do que 20 minutos para atingi-la. Outras cachoeiras, para quem tiver mais tempo (e perna), são a da Serrinha, Moinho, Anjos, Arco-Íris, Andorinhas, Tira-Prosa, Vargem Grande, Salomão e Véu da Noiva. Caso faltem tempo e pernas, uma boa dica é fazer uma trilha "três-em-um": seguindo pelo mesmo caminho, chega-se aos poços do Remo, da Canoa e do Pulo. É ir andando e se refrescando.

Grutas - Além da Gruta da Zilda, a região tem conta com as grutas da Toca, da Cortina (com clarabóias naturais) e da Ponte. Esta última tem claustrofóbicos 300 metros de extensão - em determinados pontos, é preciso agachar-se para passar. Só para corajosos e prudentes, devidamente acompanhados por um guia.

Fauna - As caminhadas pelos arredores de Carrancas podem ser premiadas com a visita de diversas espécies de animais. A região é uma zona de transição que mescla cerrado e mata atlântica, habitats naturais de gaviões, corujas, siriemas, lebres, lobos-guará, raposas, lontras, jaguatiricas e até onças (estas, só se verá com muita sorte, já que existem em número muito reduzido).

Leia mais:
» Cara feia da serra deu nome à cidade
» Confira o calendário da cidade

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade