Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
EUROPA

Esportes adaptam-se às montanhas

Divulgação
No lago de Saint Moritz, pratica-se esqui
durante as corridas de cavalos
A bola de golfe é vermelha e a de pólo também. Os corredores da maratona usam botas pesadas e um lago é a pista das corridas de cavalo. São necessárias pequenas adaptações, mas quase todo esporte pode ser praticado no inverno de Saint Moritz. Na cidade de 6 mil habitantes não faltam as pistas de esqui, em todas as versões: para snowboard, cross country, descida de montanha, saltos, etc. Ela divide com a vizinha Celerina a única pista de gelo natural do mundo de bobsleigh - trenó que ultrapassa 100 quilômetros por hora.

Saint Moritz está no Vale Engadin, encravado no cantão Graubünden (Grissões), no sudoeste da Suíça. Próximos das fronteiras italiana e austríaca, os moradores de Saint Moritz falam o alemão-suíço, o romanche e o italiano. Em alguns hotéis, a língua é o francês. Também é possível ouvir o português nas ruas - os lusitanos dominam o serviço de táxi da cidade.

Apesar do preço mais alto e da distância maior, Saint Moritz e outras estações de esqui européias estão dispostas a atrair esportistas que, até agora, só iam até o Colorado. Saint Moritz tem a seu favor a fama de sofisticação da cidade, a oferta de diferentes tipos de pistas de esqui do Vale Engadin e opções para quem está cansado de esportes - viagens de trens pelos Alpes até a Itália, passeios pelos teleféricos e mirantes, de onde se avista todo o Engadin e seus três lagos.

Figurino - As ruas da cidade são tomadas desde cedo por pessoas com calças e jaquetas impermeáveis, óculos de lente amarelada, esquis nos ombros e botas pouco confortáveis. De Saint Moritz, que já abrigou duas Olimpíadas de Inverno (1928 e 1948), é possível chegar a três pistas de esqui: Marguns (2.278 metros), Corviglia (2.486 metros) e a do Pico Nair (3.057 metros).

Para algumas pistas, é necessário ir de ônibus ou de carro, caso do complexo Silvaplana-Sils. A viagem pela estrada que acompanha o Rio Inn dura dez minutos. A pista mais próxima é a de Surlej. A 1.870 metros, ela tem cerca de 200 metros e é usada por iniciantes.

VEJA TAMBÉM:
» Descubra os encantos da neve a bordo de um trem vermelho
» Compre os passes que tornam a viagem mais econômica
» Esquiadores cegos têm aulas especiais
» De Murtèl a Corvatsch, a bordo do teleférico
» Cenas de uma cidade em três línguas
» Roi Soleil só recebe hóspedes durante cinco meses por ano
» Veja os pacotes para esquiar na Suíça
» Confira os pacotes para esquiar na Áustria, Itália e França

O Estado de S. Paulo

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade