Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
PRAGA

Receitas exóticas à mesa do Leste

A culinária checa é bastante parecida com a alemã, mas guarda alguns segredos próprios. Um deles, os sanduíches abertos, preparados em baguetes.

Chamados de chlebícky, oferecem as mais diversas combinações, como salmão defumado com maionese, limão e temperos; ou queijo cremoso com rabanetes.

Ainda nesse clima de abrir o apetite, não deixe de aproveitar uma das inúmeras barraquinhas de rua para experimentar a deliciosa lingüiça checa grelhada, a klobásy, servida no pão. E se quiser, depois, complete a festa com doces - de preferência com frutas silvestres como blueberries e framboesas. Uma boa pedida é um pequeno bistrô em Malá Strana, fora dos guias turísticos, o Cukrarna a Pecno (em frente da entrada do Parque Vojan).

O ambiente é simples e despretencioso, com apenas quatro mesinhas, mas as doses de chlebíckys e doces são fantásticas.

Banquete adocicado - Já numa refeição mais completa, comece com a sopa da casa. Em seguida, como prato principal, uma das sugestões é o pato novo assado, acompanhado de fatias de maçã e bolinhos fritos de batata. É comum a mistura de sabores salgados e doces, como o tradicional svicková na smetane: fatias de carne assada servidas com um creme adocicado e acompanhadas de uva-do-monte e os sempre presentes bolinhos de pão ou batata fatiados. De sobremesa, as famosas panquecas doces (palacinky), feitas com geléias de frutas silvestres e, geralmente, com calda de chocolate e sorvete.

Não faltam opções de restaurantes, mas uma dica interessante fica na histórica rua principal de Malá Strana. O simpático Café Restaurant & Bar Nerudovka alia preços bons a uma culinária autêntica.

Para terminar, não perca as cervejas checas. Há uma multidão de marcas e tipos capaz de agradar a todos os gostos. Em Praga, a cerveja é levada tão a sério que cada bar costuma ser fiel a uma determinada marca. Assim, pode valer a pena fazer um tour pelas cervejarias e bares.

Prepare-se, entretanto, para descobrir uma outra bebida, a becherovka, considerada única da região da Boêmia. É uma bebida forte, um pouco agridoce, composta por uma mistura de ervas amarelas. Pode ser servida como aperitivo ou licor. Em qualquer caso, pura.

VEJA TAMBÉM:
» Magia e sedução no Leste Europeu
» A Cidade Velha é o coração da capital checa
» Festa ao ar livre é a sensação do verão
» Castelo exibe esplendor do passado
» Conheça o endereço da boemia
» Faça as malas para o Leste Europeu

Jornal da Tarde

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade