Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
AUSTRÁLIA

Culinária registra diversidade cultural

Passada a Segunda Guerra Mundial, a Austrália abriu fronteiras para a imigração européia. Recebeu, principalmente, italianos, gregos, espanhóis, iugoslavos, turcos e alemães. Completando a miscelânea étnica, nos anos 70 chegaram vietnamitas, cambodianos, chineses e até latino-americanos.

Os imigrantes, com as receitas de seu país de origem, revolucionaram os hábitos alimentares na Austrália. Daí se originou a moderna cozinha australiana, que mescla ingredientes nacionais com temperos exóticos.

Grande parte dos melhores restaurantes de Sydney é adepta dessa culinária. Mas o que há de mais típico no país, servido na maioria dos pubs, é o churrasco de carne: cordeiro, porco, canguru e, para os glutões mais aventureiros, crocodilo.

Na hora de escolher o restaurante, lembre-se de que em Sydney come-se muito bem por toda parte, do centro financeiro aos subúrbios. Mas valem algumas dicas: refeição rápida mas com estilo, nos cafés dos museus e no bairro de Paddington; comida chinesa, em Chinatown; peixes e frutos do mar, na Baía Watson's e em Darling Harbour, um complexo de restaurantes e lazer.

Para degustar a culinária australiana moderna, vá até The Rocks, onde estão alguns dos melhores restaurantes. Os badalados com clima de praia ficam em Bondi e Balmoral. Para jantar, é preciso sair cedo, pois a maioria dos estabelecimentos fecha às 22h. A não ser na boêmia Oxford Street, que tem um aglomerado de restaurantes asiáticos e europeus, econômicos mas de qualidade. Muitos têm a placa BYO, abreviação de Bring Your Own (traga a sua), o que significa que o estabelecimento não é licenciado para servir bebida alcóolica. Tudo bem, é só comprar "a sua" em uma loja da região.

A badalação noturna em Sydney fica por conta dos pubs. Cada bairro tem seu tipo: The Rocks abriga pubs históricos e turísticos e Oxford Street, o público GLS. Muitos deles têm nome de hotel: Orient Hotel (histórico), Albury Hotel (GLS, com show de drag queens) e Lord Nelson Brewery Hotel (histórico).

Os pubs oferecem jogos de azar, bilhar e shows de música ao vivo. Na teoria, deveriam abrir das 10h às 22h, mas poucos seguem a regra inglesa. Esses súditos de Sua Majestade encontram-se a muitas léguas da Grã-Bretanha.

Leia mais:
» Os muitos mundos de Sydney
» Nosso Guia

O Estado de S. Paulo

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade