Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
LAGAMAR

Ilha do Cardoso é jóia do litoral sul paulista

AE
É possível encontrar várias espécies
no Parque Estadual da Ilha do Cardoso
A Ilha do Cardoso é a jóia do Pólo Ecoturístico do Lagamar. A calma da Vila de Marujá, com poucos e simpáticos moradores, a vegetação de restinga, a Mata Atlântica e a grande quantidade de espécies animais justificou a criação de um Parque Estadual para proteger a área. Em reconhecimento, a Unesco declarou a região Reserva da Biosfera.

A Vila de Marujá é o único povoado da Ilha do Cardoso, com cerca de 300 pessoas. Todo o restante da orla marítima é desabitado, e o visitante não encontrará sinais de vida urbana. Lá não tem nem luz elétrica, nem automóveis nem qualquer tipo de badalação. Existem apenas algumas áreas de camping e algumas poucas pousadas.

Mas a presença humana em Lagamar é antiga. Os registros mais evidentes de ocupação pré-histórica são os sambaquis, aglomerações de conchas e restos de peixes que os homens pré-históricos juntavam após as refeições. A caminho da Vila de Marujá pode ser apreciado um desses sambaquis.

As praias do Parque Estadual da Ilha do Cardoso são consideradas as mais belas de Lagamar. No lado leste da ilha estão as praias da Laje, Fole Grande, Fole Pequeno e Camburiú. A praia da Laje tem uma grande faixa de areia e é boa para pesca. Outras praias que merecem uma visita são Itapema e Itacuruçá, mais ao norte.

Para quem gosta de caminhadas, as opções são muitas. As trilhas mais conhecidas são: Marujá - Barra do Ararapira (15 km); Cachoeira Grande (5 km); e a das Piscinas (30 km), que dura 12 horas e exige bom preparo físico. Para todas as caminhadas, é necessário pagar ingresso e estar acompanhado de um guia.

VEJA TAMBÉM:
» Litoral sul de São Paulo é refúgio da vida
» Santuário paulista fica 200 km da capital

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade