Turismo Notícias  
Capa
Brasil
América
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Serviços
Previsão do tempo
Vídeos
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
FERNANDO DE NORONHA

Projeto "Cores de Noronha" está revitalizando a ilha

Através do projeto "Cores de Noronha", as construções e monumentos da ilha de Fernando de Noronha serão revitalizados.

O grande fluxo de turistas que buscam este paraíso fez nascer a necessidade de reorganizar suas edificações para melhorar a qualidade de serviços e alternativas de hospedagens para os visitantes.

Através da implantação dos projetos Cores de Noronha, o governo de Pernambuco está trazendo mais beleza aos logradouros da ilha. O objetivo é respeitar as riquezas históricas e as peculiaridades do lugar, caracterizado por ser área de preservação ambiental (APA), longe dos grandes centros urbanos e de acesso restrito.

O projeto trouxe para o arquipélago o gosto pelas cores, importante passo na revitalização dos assentamentos urbanos de Fernando de Noronha, que interferiu e modificou a paisagem pela introdução de escalas cromáticas bem definidas.

Em sua etapa inicial, elegeram-se o núcleo histórico da Vila dos Remédios e prédios públicos de serviços e lazer como alvos da intervenção proposta. Um estudo foi elaborado, atribuindo a cada monumento uma escala de efeitos visuais próprio, criando conjuntos nas casas semelhantes e pontuando edificações especiais, como a Igreja dos Remédios e o Palácio São Miguel.

O Cores de Noronha contou com a participação de arquitetos de renome nacional como o paulista Sig Bergamin, que embelezou 14 edificações na Vila dos Remédios, um reduto construído durante a ocupação holandesa no século XVII. O pernambucano Guilherme Eustáchio também trabalhou em 13 logradouros na Floresta Velha, área ocupada em 1964 com a construção de casas para oficiais do Exército.

Além destes, participaram também o paulista Gilberto Eilks, o carioca Cláudio Bernardes, o baiano David Bastos, que explorou sua criatividade para dar mais vida às mais de dez edificações do Porto de Santo Antônio.

Os resultados obtidos tiveram como ponto de partida o resgate histórico em curso sobre o arquipélago, associando técnicas atuais de levantamento iconográfico e de pesquisa cromática até que fossem definidas as grandes linhas a serem observadas na cor que tudo transformaria.

De acordo com a arquiteta e coordenadora do projeto, Vera Araújo, "os resultados estão sendo fiéis a um posicionamento adotado pela administração geral do arquipélago: o de valorização da sua cultura e do seu passado", concluiu.

Leia também:
Projeto promete transformar pousadas de Fernando de Noronha

Correio da Bahia

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade