Turismo Inverno Serra Gaúcha Aparados da Serra
 
Capa de Inverno
Serra Catarinense
Serra Fluminense
Serra Paulista
Programação
Viagens no exterior
Escape do frio
Capa de Turismo
América
Brasil
Europa
Outros Destinos
Pacotes
Previsão do Tempo
Serviços
Vídeos
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo de graça, em seu e-mail
Serra Gaúcha

Parque Nacional de Aparados da Serra

Leia mais
Serra Gaúcha
  Introdução
  Três Coroas
  Gramado
  Atrações em Gramado
  Aparados da Serra
  Canela
  Atrações em Canela
  Nova Petrópolis
  Atrações em Nova Petrópolis
  São Francisco de Paula
  Atrações em São Francisco de Paula
  Vale dos Vinhedos
  Colônia de São Pedro
  Estação de Esqui
  Roda dos Tropeiros
  Linha Bonita
  Cachoeira do Salto Ventoso
  São José dos Ausentes
  Fotos: visita virtual às cidades

Serviços:
  Mais informações
  Rodoviárias e serviços
  Previsão do tempo: Gramado
  Previsão do tempo: Farroupulha

 
As belas paisagens do Parque Nacional dos Aparados da Serra podem ser apreciadas por quem vai à Cambará do Sul, no RS, ou Praia Grande, já no estado de Santa Catarina. Central de informações, serviço de guias, auditório, centro de exposições e uma lancheria facilitam o acesso ao local. No parque, onde é proibido acampar ou fazer piquenique, encontra-se o cânion Itaimbezinho, que pode ser visitado das quartas-feiras aos domingos, das 9h às 16h.

Como o clima costuma causar surpresas no Alto da Serra - fortes neblinas surgem com rapidez e intensidade, mesmo em dias de sol - os visitantes devem telefonar para o posto do Ibama junto ao parque - (54) 251-1277 - para saber como está a visibilidade do cânion, que tem 700 metros de altura. Cambará do Sul está distante 17 quilômetros, num trecho sem pavimentação, do local.

As paredes rochosas se estendem por seis quilômetros, formando um vale com largura de 600 e 2 mil metros. No Aparados da Serra, os turistas têm a circulação limitada. Para caminhar pelos 12 mil hectares do parque é preciso contratar um guia.

Existem mais 18 cânions no município. Mas trilhas complicadas e passagens por fazendas particulares dificultam o acesso. Um exemplo é o cânion da Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, distante 23 quilômetros de Cambará. Até a Fortaleza, o trajeto é estrada de chão. No local, por não haver infra-estrutura, não é cobrado ingresso. O Parque é administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Redação Terra

Volta