Arquitetura e monumentos

Não é preciso ir a museus nem a galerias para ver beleza e estruturas interessantes em Washington. Basta caminhar sem destino pelas ruas - principalmente da região NW (noroeste) da cidade para se deparar com uma multitude de monumentos, prédios e esculturas imponentes e impressionantes.

Além da Casa Branca - que tem bem à sua frente o simpático Laffayette Park e, a poucos metros, a Renwick Gallery, um belíssimo prédio construído no século 19, com um acervo de peças de artesanato americano –, os turistas não podem deixar de visitar outras construções ainda mais excepcionais.

Entre estas, estão o Washington Memorial (também conhecido como "obelisco") e o Lincoln Memorial. As duas construções ficam no National Mall, uma em frente a outra, separadas por uma longa piscina, a Reflecting Pool. O melhor horário para visitar estes memoriais é à noite, pois o reflexo das duas magníficas construções na Reflecting Pool é uma imagem de beleza excepcional. Quem vai a Washington em meados do mês de abril, não deve deixar de visitar o Jefferson Memorial, que oferece uma visão inesquecível, ao estar cercado pela Tidal Basin e as cerejeiras em flor.

O Capitólio, onde o Poder Legislativo dos EUA se reúne, é uma construção de imponência ímpar. O exato ponto central dos quadrantes de Washington fica no Capitólio, conforme foi projetado pelo arquiteto, Pierre Charles L'Enfant, que, no final do século 18, foi contratado por George Washington para criar o projeto básico da cidade.

Em frente ao Capitólio, se encontram os prédios da Suprema Corte Americana e da Biblioteca do Congresso, ambos magníficos e abertos ao público para tours.

Fotos

Foto: Ligia Hougland, Direto de Washington / Especial para Terra