Vida e Saúde Vida Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  VIDA SAUDÁVEL
Crianças devem ser observadas de perto

Saúde dos olhos
» Introdução
» Crianças
» Jovens
» Adultos
De acordo com o médico oftalmologista Jorge Wilson Nogueira Neves, a observação da saúde dos olhos da criança devem começar desde o berço. "No primeiro ano de vida, o pediatra (que deve ser visitado mensalmente) é o principal responsável por reconhecer problemas como vermelhidão ou desalinhamento dos olhos, lacrimejamento persistente etc", explica.

De 1 a 4 anos, cabe principalmente à mãe perceber possíveis alterações, entre elas o desvio dos olhos, estrabismo e dificuldades de visão. No caso de se constatar algum desses problemas, a criança deve ser levada ao oftalmologista.

Mas é a partir dos 4 anos de idade, quando a criança vai para a escola, que a maioria dos problemas de visão são percebidos, muitas vezes pelos próprios professores. Por isso, são importantes os programas de atendimento oftalmológico das escolas públicas, e também a exigência de um atestado oftalmológico feita por muitas escolas particulares. Jorge Wilson observa que os problemas de visão estão diretamente relacionados a dificuldades de aprendizado, de relacionamento e de atenção.

Também é importante saber que a Ampliopia, problema de visão conhecido por "olho preguiçoso", pode ser curado até os 9 anos de idade, com o famoso "tapa-olho" usado pelas crianças. Mas, sem o diagnóstico precoce, o tratamento se torna mais complicado, e pode exigir o uso de óculos para o resto da vida.

Laura Cánepa/Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade