Vida e Saúde Vida Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  TABAGISMO
Conheça os problemas enfrentados pelos fumantes passivos

Leia mais
» Você pode parar de fumar
» Motivos para largar o cigarro
» Dicas para abandonar o vício
» Fumo passivo
» Teste: você é dependente da nicotina?

O chamado "fumante passivo" é aquele indivíduo que não fuma, mas acaba respirando a fumaça dos cigarros fumados ao seu redor. Até hoje, discute-se muito os efeitos do fumo passivo, mas uma coisa é certa: quem não fuma não é obrigado a respirar a fumaça dos outros.

A fumaça respirada pelo fumante passivo é uma combinação de mais de 400 substâncias químicas, na forma de partículas e gases como o cianeto de hidrogênio, o dióxido de enxofre, o monóxido de carbono, a amônia e a nicotina. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, essa fumaça pode ser classificada como carcinógeno humano de "classe A", isto é, um tipo de substância para a qual não há nível inócuo de exposição.

O fumo passivo é um problema de saúde pública em todos os países do mundo. Na Europa, estima-se que 79% das pessoas estão expostas à fumaça "de segunda mão", enquanto, nos Estados Unidos, 88% dos não-fumantes acabam fumando passivamente. A Sociedade do Câncer da Nova Zelândia informa que o fumo passivo é a terceira entre as principais causas de morte no país, depois do fumo ativo e do uso de álcool.

Além de estarem expostos a substâncias perigosas, os fumantes passivos podem apresentar alergias, ataques de asma e bronquite, irritação nos olhos e nas vidas respiratórias. Por isso, é fundamental que se cumpra a lei que proíbe o fumo em locais públicos, e que exige a demarcação de áreas de fumantes em lugares de grande circulação de pessoas.

Laura Cánepa/Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade