Vida e Saúde Vida Saudável
Sites relacionados
Dr. Mundi
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Vida Saudável
  SUA SAÚDE
Mate a sua sede com bastante água

Água é saúde
» Introdução
» Beba água
» Mergulhe
» Mexa-se
» Perca o medo

A cada nova dieta que surge, parece aumentar o número de copos de água indicados por dia. Existem até as "dietas da água", que afirmam que beber uma determinada quantidade de água por dia ajuda a emagrecer. Será que isso é verdade? Qual a quantidade certa de água para beber por dia?

"A quantidade certa de água a ser bebida por dia deve corresponder à quantidade perdida", afirma o clínico geral Ênio Santos. "As pessoas que fazem exercícios ao ar livre, por exemplo, devem beber mais água do que aquelas que passam o dia todo sentadas. A dica básica é: devemos beber água sempre que sentirmos sede", assegura. E completa: "Uma medida possível é a seguinte: eliminamos mais ou menos dois litros de água por dia através do suor, da urina e das fezes. Se não repusermos essa água, ficaremos desidratados e começaremos a nos intoxicar, pois a água não apenas hidrata, mas também limpa o organismo".

No entanto, a água não precisa ser bebida sempre pura: ela está presente nos sucos, nas frutas e em todos os alimentos. "A água pura ajuda muito o trabalho dos rins, que são os responsáveis por eliminar as toxinas através da urina", explica o dr. Ênio. "Mas, como ela também acaba eliminando os sais minerais necesários para o organismo, devemos beber sucos, leite e outros líquidos que possuem sais minerais, para manter o equilíbrio".

Ele também observa que a idéia de suar ou tomar diuréticos para emagrecer é uma grande bobagem: "Perder água não é o jeito certo de emagrecer, e ainda prejudica a saúde. Tanto para quem come muito quanto para quem está de dieta, beber bastante água é fundamental."

Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade