Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CORAÇÃO
Mamografia pode ser usada para revelar problemas cardíacos
Quinta, 05 de dezembro de 2002, 09h04

Confira também
Especiais:
Os exames que você precisa fazer
Tenha uma agenda saudável

Todas as notícias relacionadas
 
A mamografia, exame de rotina para detecção do câncer de mama em mulheres, também pode ser usada como método de triagem de doença da artéria coronariana, disseram pesquisadores na quarta-feira.

Uma revisão com 1.880 idosas que foram submetidas à mamografia e angiografia coronariana no mesmo ano revelou que elas corriam um risco 90 por cento maior de desenvolver doença da artéria coronariana se depósitos de cálcio nas artérias da mama eram visíveis na mamografia, de acordo com a equipe da Clínica Mayo, em Rochester. A angiografia analisa a possível presença de bloqueios nas artérias próximas ao coração.

As participantes do estudo, com duração de dez anos, tinham 65 anos em média. Entre todas as mulheres, a associação entre depósitos de cálcio e doenças cardíacas é de cerca de 30 por cento, de acordo com os pesquisadores, que apresentaram as descobertas durante o encontro anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte.

"Esse exame de rotina também pode ser uma ferramenta de triagem útil para doença da artéria coronariana", disse a co-autora da pesquisa, Dana Waley.

"As mulheres com importante calcificação arterial deveriam ser encaminhadas a um médico para avaliação de fatores de risco cardíaco e possível modificação do estilo de vida", afirmou Kirk Dormer, radiologista da Clínica Mayo.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos Estados Unidos, tendo matado mais de 365 mil mulheres em 2000, de acordo com estatísticas oficiais.

Quase dois terços das mulheres que morrem subitamente de doença cardíaca coronariana não apresentarão sintomas anteriores, informou a Associação Americana do Coração.

Reuters

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade