Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CORAÇÃO
Estudo liga consumo moderado de cerveja a benefício cardíaco
Terça, 26 de novembro de 2002, 17h19

Confira também
Especiais:
Os exames que você precisa fazer
Tenha uma agenda saudável

Todas as notícias relacionadas
 
Beber alguns copos de cerveja no jantar pode dar alguma proteção contra as doenças cardíacas, disseram pesquisadores holandeses. Em um estudo pequeno, os níveis da proteína C-reativa (CRP), composto associado à inflamação, e do fibrinogênio, que contribui com a formação de coágulos sanguíneos, diminuíram entre um grupo de adultos de meia-idade que consumiram três ou quatro copos de cerveja no jantar.

Pesquisas indicam que até níveis moderadamente elevados de CRP podem aumentar o risco de aterosclerose, ou endurecimento das artérias, por um processo inflamatório. O fibrinogênio é uma proteína que promove a formação de coágulos e está associada a um risco maior de enfarte e derrame.

As descobertas, publicadas na edição de novembro do European Journal of Clinical Nutrition, reforçam estudos que ligam o consumo moderado de álcool a um risco menor de doenças cardíacas por diversos mecanismos. "Uma ação antiinflamatória do álcool pode ajudar a explicar a associação entre o consumo moderado de álcool e um menor risco de doenças cardíacas", disse a equipe de HFJ Hendriks, da Pesquisa de Alimentação e Nutrição TNO, em Zeist, Holanda.

Durante o estudo, 19 adultos de meia-idade saudáveis consumiram três (no caso das mulheres) ou quatro (no caso dos homens) copos de cerveja no jantar, durante três semanas. Após uma semana, durante a qual nenhuma gota de álcool foi ingerida, os participantes beberam três ou quatro copos de cerveja não-alcoólica no jantar por outras três semanas. As dietas não foram alteradas durante a pesquisa.

De acordo com os resultados, as taxas de CRP no sangue diminuíram em 35 por cento após três semanas de consumo regular de cerveja, em comparação aos níveis após três semanas do consumo de cerveja não-alcoólica.

O efeito foi particularmente significativo entre as pessoas com os níveis mais elevados de CRP no início, incluindo mulheres. As taxas de CRP eram mais altas entre mulheres na pós-menopausa, em comparação a homens da mesma idade.

Os níveis sanguíneos de fibrinogênio caíram em cerca de 12 por cento. Já as taxas de colesterol "bom" (HDL) aumentaram em 11 por cento durante o mesmo período.

Não houve associação entre a cerveja e os triglicérides, outro tipo de gordura no sangue ligado às doenças cardíacas, de acordo com os pesquisadores. Não se sabe exatamente como o álcool reduz os níveis da CRP, acrescentaram.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade