Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CORAÇÃO
Dieta à base de gordura pode não ser prejudicial ao coração
Terça, 19 de novembro de 2002, 20h34

Confira também
Especiais:
Os exames que você precisa fazer
Tenha uma agenda saudável

Todas as notícias relacionadas
 
Uma dieta pobre em carboidratos e rica em gordura, semelhante à dieta de Atkins, parece alterar o tamanho de partículas de colesterol de pequenas para grandes, e isso faz bem ao coração, disseram pesquisadores na segunda-feira, durante um encontro da Associação Americana do Coração (AHA).

As descobertas indicam que o regime, em que a pessoa escolhe hambúrgueres e manteiga em detrimento de frutas e massa, pode não ser tão prejudicial à saúde cardíaca. Isso não significa, no entanto, que os pesquisadores recomendem a dieta. Segundo eles, não se conhecem ainda os efeitos a longo prazo de dietas ricas em gordura e pobres em carboidratos.

"Essa dieta merece mais pesquisas por causa dos efeitos favoráveis sobre o colesterol HDL e os triglicérides", disse Eric C. Westman, professor associado de medicina da Universidade Duke, em Durham, Carolina do Norte. Mas ele acrescentou que "precisamos de outros estudos antes de a recomendarmos".

Na pesquisa, que durou seis meses, a equipe comparou uma dieta pobre em carboidratos a outra com pouca gordura em 120 voluntários. Todos eram obesos e tinham colesterol elevado.

Os participantes receberam ou uma alimentação pobre em gordura, em que menos de 30 por cento das calorias correspondiam a gordura, ou uma dieta pobre em carboidratos, semelhante à dieta de Atkins, e suplementos nutricionais, incluindo linhaça, a planta borago e óleo de peixe. Todos participaram de encontros de grupos de apoio duas vezes por semana durante três meses, e depois semanalmente para o restante do estudo.

Os pacientes sob dieta pobre em carboidratos perderam uma média de 14 quilos durante o estudo, em comparação a um perda de 9 quilos para o grupo do regime com pouca gordura. Westman acrescentou que os participantes tendiam a aderir à alimentação pobre em carboidratos melhor do que aqueles sob a dieta pobre em gordura.

Além disso, a dieta de Atkins alterou a composição do colesterol no sangue, com a transformação das partículas pequenas em outras maiores. A dieta de Atkins reduziu os níveis do colesterol LDL, ou colesterol "ruim", e colesterol VLDL, e elevou as taxas do colesterol HDL, ou "bom".

De acordo com o pesquisadores, os efeitos benéficos da dieta pobre em carboidratos foram especialmente significativos sobre colesterol VLDL, que está mais associado a doenças cardíacas. Resultados mostram uma redução de 49 por cento nos níveis de VLDL no grupo sob dieta pobre em carboidratos, em comparação a 17 por cento para aqueles sob regime com pouca gordura.

Quanto mais elevada a taxa do HDL, menor o risco de doenças cardíacas. Os voluntários sob dieta pobre em gordura tiveram uma queda de 1 por cento no HDL, enquanto que aqueles sob regime pobre em carboidratos apresentaram um aumento de 8 por cento no HDL.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade