Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CORAÇÃO
Estudo aponta que hostilidade pode predizer risco cardíaco
Segunda, 18 de novembro de 2002, 20h04

Confira também
Especiais:
Os exames que você precisa fazer
Tenha uma agenda saudável

Todas as notícias relacionadas
 
Um teste de personalidade pode indicar melhor do que os exames tradicionais o risco de doenças cardíacas de um homem, disseram cientistas no domingo, após a descoberta de uma forte associação entre hostilidade e sintomas cardíacos.

Os homens que tiveram enfarte, dor no peito ou outros incidentes de doenças cardíacas estavam muito mais propensos a ter uma pontuação alta para hostilidade no teste de personalidade, apontou a equipe da Universidade Brown, Escola de Medicina de Harvard, Universidade de Boston e Administração de Veteranos.

Os pesquisadores analisaram 774 homens, com idade média de 60 anos, e verificaram que 45 pacientes apresentaram uma condição médica ligada ao coração pelo menos uma vez durante três anos de acompanhamento. Hipertensão, níveis totais de colesterol, insulina em jejum, sobrepeso e até tabagismo não predisseram o risco cardíaco de um homem durante os três anos de estudo.

Das medidas fisiológicas, apenas as taxas do colesterol "bom" indicaram com precisão o risco da doença, disse o grupo liderado por Raymond Niaura, do Centro de Medicina Preventiva e Comportamental da Universidade Brown.

A hostilidade, entretanto, medida por um teste-padrão de personalidade, apontou aqueles que desenvolveriam sintomas de doenças cardíacas, relatou o grupo de Niaura na revista Health Psychology, da Associação Americana de Psicologia.

"Além disso, os homens mais velhos com as taxas mais altas de hostilidade eram os que tinham o maior risco de desenvolver doença cardíaca coronariana, independentemente dos efeitos da insulina em jejum, índice de massa corporal, relação cintura-quadril, níveis de triglicérides e pressão sanguínea", afirmaram os pesquisadores.

"A hostilidade pode influenciar comportamentos de saúde que levam a riscos; ela pode estar associada a características sociodemográficas que estão, em parte, ligadas ao risco elevado de doença cardíaca coronariana. E a hostilidade pode estar relacionada a anomalias em estados fisiológicos que levam à aterosclerose."

Os cientistas indicaram que as descobertas não se aplicam às mulheres e a homens mais jovens e sugeriram mais pesquisas. Os homens não-brancos e os com os menores salários estão mais propensos a serem hostis, destacou o estudo.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade