Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CORAÇÃO
Exame de sangue ajuda a prever sobrevida de paciente cardíaco
Terça, 12 de novembro de 2002, 15h48

Confira também
Especiais:
Os exames que você precisa fazer
Tenha uma agenda saudável

Todas as notícias relacionadas
 
Os resultados de um exame de sangue simples poderiam ajudar a prever se um paciente responderia bem ao tratamento contra angina (dor no peito) ou após sofrer um enfarte, informaram pesquisadores suecos.

Médicos já haviam relatado que avaliar os níveis do hormônio BNP em pacientes com síndrome coronária aguda - indivíduos que tiveram um enfarte ou apresentam dor no peito - oferece informações valiosas.

O BNP é secretado em altos níveis pelo tecido cardíaco quando há sobrecarga de pressão e expansão do volume do órgão. O hormônio age como diurético - leva o organismo a excretar o excesso de líquido - e ajuda a recuperar as condições normais. Níveis elevados de BNP indicam que há dano cardíaco.

Um novo estudo demonstrou que fazer exames para verificar os níveis de uma substância química relacionada, o N-BNP, poderia prever melhor a capacidade de recuperação de pacientes com síndrome coronariana aguda, informou a equipe de Kenneth Caidahl, do Hospital Universitário Sahlgrenska, em Goteborg, na Suécia. As conclusões foram divulgadas na edição on-line de 11 de novembro do Circulation: Journal of the American Heart Association.

No estudo, os pesquisadores avaliaram 609 pacientes que haviam tido um enfarte ou sentiam dor no peito. Após um período de acompanhamento de quatro anos e três meses, 86 pacientes morreram, indicou o artigo.

"Níveis médios de N-BNP foram significativamente menores em pacientes que sobreviveram por um longo prazo, comparado ao grupo que morreu", observou a equipe.

"O N-BNP é um indicador poderoso de mortalidade a longo prazo em pacientes com síndrome coronariana aguda e oferece informações prognósticas que superam os indicadores convencionais de risco", concluíram os pesquisadores.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade