Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CORAÇÃO
Dieta com poucas calorias pode retardar envelhecimento cardíaco
Terça, 29 de outubro de 2002, 11h00

Confira também
Especiais:
Os exames que você precisa fazer
Tenha uma agenda saudável

Todas as notícias relacionadas
 
Diminuir a ingestão de calorias pode gerar mais benefícios que a perda de peso, sugere um novo estudo. A pesquisa mostra que uma dieta pouco calórica pode retardar as alteração nos genes do coração relacionadas ao envelhecimento e associadas ao surgimento de doenças crônicas.

No estudo, os pesquisadores alimentaram camundongos de "meia-idade" -- os roedores tinham 14 meses -- com uma dieta normal ou com uma outra com restrição de calorias.

Quando os camundongos alcançaram 30 meses de idade -- o equivalente a 90 anos para os seres humanos -, os pesquisadores analisaram o tecido cardíaco deles.

Os corações dos camundongos que receberam dieta hipocalórica (com poucas calorias) apresentaram quase 20 por cento menos alterações genéticas relacionadas ao envelhecimento e pareceram também ter menos lesões no DNA que os roedores alimentados com dieta normal.

A restrição do consumo de calorias inibiu ainda a ocorrência de alterações que podem provocar doenças ligadas ao sistema de defesa do organismo e suprimiu a apoptose, a morte programada das células.

Se, por um lado, a apoptose pode ser benéfica para os tecidos que sofrem uma replicação rápida de DNA, como a pele, ela pode ser nociva para outros tecidos, explicou Tomas A. Prolla, coordenador do estudo, em entrevista à Reuters Health.

"No coração, onde praticamente não ocorre divisão celular, o processo de apoptose mata células que não podem ser substituídas. No longo prazo, isso não é benéfico", afirmou Prolla, que atua como pesquisador na Universidade de Wisconsin, em Madison.

Os resultados do trabalho, publicados esta semana na edição antecipada on-line da revista Proceedings of the National Academy of Sciences, somaram-se a um conjunto crescente de pesquisas que mostram os benefícios de diminuir a ingestão de calorias. Estudos anteriores já haviam provado que restrição calórica pode retardar o envelhecimento dos músculos, do cérebro e do coração.

De acordo com Prolla, uma redução de 30 por cento no consumo de calorias pode fazer a diferença. Isso significa que uma pessoa que normalmente ingere cerca de 2.000 quilocalorias, por exemplo, poderia deixar de comer 600 quilocalorias por dia.

"De modo geral, os dados mostram ser altamente provável que a restrição calórica retarde o processo de envelhecimento", disse Prolla. "Mesmo na meia-idade, a limitação do consumo de calorias pode reduzir as taxas de envelhecimento do coração."

O pesquisador advertiu, porém, que as pessoas que desejam tentar cortar calorias da alimentação devem ingerir quantidade suficiente de vitaminas e minerais para evitar deficiências. Prolla recomendou ainda que essas pessoas incluam muitos grãos integrais, frutas, verduras e legumes na dieta.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade