Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CORAÇÃO
Sorvete pode melhorar qualidade da imagem em exame cardíaco
Sexta, 18 de outubro de 2002, 13h01

Confira também
Especiais:
Os exames que você precisa fazer
Tenha uma agenda saudável

Todas as notícias relacionadas
 
Tomar sorvete antes de fazer um tipo de tomografia do coração pode melhorar a qualidade da imagem obtida, de acordo com os resultados de um estudo apresentado no 8 Congresso da Federação Mundial de Medicina e Biologia Nuclear, realizado esta semana em Santiago.

O exame consiste numa técnica de imageamento que usa um agente chamado sestamibi. "Considerando o baixo risco, a alta aceitação pelos pacientes e o baixo custo dessa intervenção, eu recomendaria o uso do sorvete", disse Rob Williams, coordenador da pesquisa e tecnólogo chefe do Departamento de Medicina Nuclear do Hospital Wangaratta, na Austrália.

De acordo com o pesquisador, o sestamibi apresenta muitas vantagens em comparação com outros agentes de medicina nuclear. No entanto, o uso desse composto também tem limitações, pois outras partes do corpo podem absorver o sestamibi e tornar obscura a imagem do coração.

Para combater o problema, os pacientes receberam uma substância gelada antes do procedimento. Além disso, eles fazem uma refeição rica em gorduras, para evitar a absorção do composto pelo fígado. "Imaginamos que o sorvete pudesse combinar as propriedades da substância gelada e as da refeição gordurosa e decidimos testá-lo", comentou Williams durante a sua apresentação no encontro.

A equipe do pesquisador selecionou 64 voluntários para testar essa hipótese. Antes de receber uma injeção de 99m Tc-sestamibi, 28 participantes tomaram sorvete. As outras 36 pessoas receberam apenas a mesma dosagem de sestamibi. Os pesquisadores australianos constataram que o sorvete reduziu em 30 por cento a absorção do sestamibi pelo sistema digestivo e em 14 por cento pelo fígado, melhorando as imagens do coração.

Por causa do pequeno tamanho da amostra avaliada, Williams recomendou a realização de novos estudos e repetição do procedimento em outras partes do corpo. "Em um futuro próximo, pretendemos comparar o sorvete com outros alimentos", disse o pesquisador.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade