Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  COLESTEROL
Dieta rica em peixes gordurosos reduz à metade o risco de asma
Quinta, 19 de dezembro de 2002, 11h07

Confira também
Especiais:
Os exames que você precisa fazer
Tenha uma agenda saudável

Quiz:
Você sabe o que é colesterol?

Notícias sobre coração
Notícias sobre colesterol
 
Consumir regularmente peixes gordurosos, como o salmão ou a cavalinha, pode diminuir o risco de apresentar os sintomas da asma, segundo uma pesquisa britânica.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, sugere que o consumo frequente de peixes como salmão, cavalinha e arenque pode produzir um efeito protetor contra a enfermidade. Essa é a evidência mais recente de que a dieta é importante na determinação do risco de desenvolver asma. Ela representa ainda um acréscimo à lista de benefícios atribuídos aos peixes ricos em ácidos graxos ômega-3.

"Esse trabalho reforça as evidências existentes de que uma dieta rica em peixes oleosos pode proteger contra asma," informou a National Asma Campaign, organização não-governamental que auxilia os portadores da enfermidade.

"Vários estudos sugerem haver uma associação entre o consumo de determinados alimentos e a redução da incidência de asma. Essa pesquisa demonstrou que existe uma possível associação entre o consumo de peixes oleosos, frutas frescas e magnésio -- nutriente encontrado em frutas frescas e legumes, mas eliminado com o cozimento -- e a redução de taxas de asma," afirmou a entidade.

Os resultados reforçam o argumento de que alterações no estilo de vida podem ser uma das causas do aumento da ocorrência de asma.

A equipe de Cambridge avaliou 770 voluntários que participavam de uma pesquisa maior, chamada Levantamento Europeu do Câncer (European Prospective Investigation of Cancer), um estudo de longo prazo acerca dos efeitos da dieta sobre o câncer.

Os entrevistadores fizeram perguntas sobre o diagnóstico de asma a cada participante, que também informou detalhes sobre sua dieta e seu estilo de vida.

Os resultados revelaram que 333 pessoas haviam apresentado dificuldade respiratória nos 12 meses anteriores à pesquisa, enquanto 437 não tiveram esse sintoma.

Aproximadamente 12 por cento dos voluntários saudáveis informaram comer peixes ricos em gordura pelo menos duas vezes por semana. Apenas 7,5 por cento dos asmáticos relataram ter o mesmo hábito.

Após levar em consideração outros fatores de risco para asma, como o índice de massa corporal, a classe social e o tabagismo, os pesquisadores constataram que o consumo regular de peixe praticamente reduziu à metade o risco de apresentar crises de asma, dificuldade respiratória e aperto no peito ao acordar.

"Esses dados reforçam a hipótese de que o consumo regular de peixes oleosos pode proteger contra asma sintomática," informaram os pesquisadores durante encontro da Sociedade Torácica Britânica, em Londres.

Ainda não se sabe como os ácidos graxos poliinsaturados, presentes nesses peixes, protegem contra o desenvolvimento da asma. Os cientistas acreditam, porém, que essa dieta poderia reduzir a produção de prostaglandinas, substâncias associadas à constrição das vias aéreas.

A ingestão de peixes oleosos parece proteger ainda contra doenças cardíacas, artrite e outras enfermidades. O governo britânico recomenda que a população limite o consumo de peixe a uma porção semanal, uma vez que sua carne pode conter altas concentrações de metais pesados, como mercúrio e o poluente dioxina.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade