Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  COLESTEROL
Médicos questionam estudo favorável a dieta à base de gordura
Quinta, 21 de novembro de 2002, 09h16

Confira também
Especiais:
Os exames que você precisa fazer
Tenha uma agenda saudável

Quiz:
Você sabe o que é colesterol?

Notícias sobre coração
Notícias sobre colesterol
 
Preocupada com a atenção dada a um pequeno estudo sobre uma dieta pobre em carboidratos e rica em gordura, semelhante à dieta de Atkins, a Associação Americana do Coração (AHA) divulgou um comunicado na quarta-feira enfatizando suas diretrizes.

Segundo a AHA, uma dieta saudável deve incluir frutas, vegetais, grãos integrais, carne magra, peixe, aves e derivados do leite com pouca gordura.

"As reportagens da mídia sobre uma pequena pesquisa financiada pela Fundação Robert C. Atkins podem ter criado a impressão errônea de que a AHA revisou suas diretrizes alimentares", de acordo com o comunicado. "Esse não é o caso."

A associação está preocupada, pois o estudo era "muito pequeno", incluindo apenas 60 participantes sob um regime rico em gordura e pobre em carboidratos. A pesquisa pareceu indicar que a dieta não era prejudicial e era possivelmente benéfica à saúde cardíaca.

"Esse é um estudo de curta duração, que acompanhou os participantes apenas por seis meses. Não há evidências fornecidas pela pesquisa de que a perda de peso produzida poderia ser mantida a longo prazo", disse a AHA.

"As pessoas não deveriam mudar os padrões alimentares com base em um estudo muito pequeno e de curta duração", afirmou Robert Bonow, presidente da AHA. "Em vez disso, esperamos que o público continue a se basear na orientação de organizações como a AHA, que avalia todas as evidências antes de formular recomendações."

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade