Vida e Saúde ABC da Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ABC da Saúde
  Vacina antigripe
Entenda a vacina antigripe

Vacina antigripe:
» Introdução
» Quem deve tomar
» Efeitos colaterais

Veja também:
» Gripe
» Receitas antigripe
» Pneumonia
» Conjuntivite
» Outras doenças
A gripe é uma doença muito contagiosa causada pelo vírus influenza e transmitida de pessoa a pessoa por meio das vias respiratórias. Nos idosos é mais freqüente a ocorrência de complicações como pneumonia, o que ocasiona taxas mais altas de hospitalização e mortalidade. Como a vacina é o principal meio de prevenção da doença, terceira idade é a faixa etária com mais necessidade de vacinação.

A vacina contém os três tipos do vírus influenza que circulam entre as pessoas. A substância é capaz de produzir anticorpos contra esses tipos de vírus, diminuindo o risco de se contrair a doença em 90% dos casos. São necessários de 10 a 15 dias para que haja a proteção adequada da vacina.


É preciso tomar a vacina todos os anos porque o vírus da gripe tem uma capacidade muito grande de mutação. A cada ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a composição da vacina conforme os tipos de vírus que estão circulando. A OMS coordena um sistema mundial para identificar os tipos de vírus em circulação. A identificação é feita pelo sistema de vigilância do Ministério da Saúde.

Tereza Melo Sousa/Especial para o Terra
Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade