Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  SONO
O que é o sonambulismo?

Durma bem
» Introdução
» Aprenda a dormir como um anjo
» O que é o sono?
» Distúrbios do sono
» Sonambulismo
» Ronco

» Sono, mulheres e coração
» Insônia altera os hormônios

"O sonambulismo é um despertar incompleto", explica o doutor Dênis Martinez. "Neste distúrbio, uma parte do cérebro acorda sem que a pessoa recobre a consciência, o que faz com que ela aja sem inteligência, mas com todas as reações, como fugur ou atacar". Dentre os distúrbios do sono, sem dúvida, o sonambulismo é o que gera mais lendas, piadas e curiosidade, mas não é tão inofensivo quando parece.

O doutor Dênis explica que, em geral, o pico de incidência do sonambulismo se dá entre os quatro e os oito anos de idade, tendendo a desaparecer na puberdade. Mas, ainda que não seja um distúrbio perigoso como a apnéia, é preciso tomar cuidados com possíveis acidentes como quedas de janelas e de escadas, ou acidentes com objetos de vidro ou pontiagudos.

"Existem também conseqüências psicológicas para o sonâmbulo. A criança se torna insegura, tem medo de dormir na casa dos amigos. Mesmo não tendo controle sobre seus atos, o sonâmbulo é criticado, humilhado e até punido pelos pais. O fato de ele estar acordado, mas tendo reações irracionais, preocupa a família que passa a tratá-lo como diferente". Por isso, é importante encarar o sonambulismo sem preconceitos ou superstições, mas com toda a seriedade.

Laura Cánepa/Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade