As respostas do Repórter
Veja algumas das mensagens recebidas pelo Repórter Terra durante sua viagem.


Marcelo Lima
> Olá, sinto inveja de vc! Mas...
> Queria saber se eles tem contatos nas cidades para saberem o q esta acontecendo e como deve-se fazer para se tornar um?
>
> Grato
> Marcelo

Marcelo,
Para ser sócio do Greenpeace, participar das ações e ficar por dentro de tudo o que eles estão fazendo, você pode se filiar online, no endereço https://www.dialdata.com.br/greenpeace/, ou informar-se pelo fone 0800 11 25 10.



Gilberto Guntzel
> Porque estes ambiantalistas não resolvem os problemas de poluição dos paises daonde eles vieram? Já poluiram o Tamisa, o Reno, o Mississipi, já mataram os indios e nativos nos paises de origem e agora querem que continuemos na idade da pedra para que eles possam vir aqui e "mandar" em nome da natureza e do "desenvolvimento sustentável".
> São tão nacionais como o nome do Navio. Porque não o um nome brasileiro?
> O mais engraçado é que nos paises de origem se eles fazem o seu Ecoterrorismo e são processados e presos, como aqui tudo acaba em pizza, eles vêm porque não dá em nada.
> Vamos apoiá-los brasileiros, a criar uma nação Yanomani, apoiado pela ONU, EUA, E greenpeace, assim todo o ouro, urânio, e diversidade animal e vegetal já fica com eles mesmo.
>
> Um abraço aos de quem esta cansado de demagogias.

Gilberto,
O Greenpeace foi fundado no exterior, mas é uma ONG internacional, com muitos membros e ativistas brasileiros. No Brasil, quem investiga e denuncia crimes contra o meio ambiente são brasileiros, sócios e voluntários do Greenpeace, que estão sempre envolvidos em atividades. As expedições, como a campanha Chega de Poluição, envolvem ativistas de todo o mundo, pois os barcos passam por vários países ao longo de um tour. Sendo essa parte a que mais aparece na mídia, você pode até pensar que são estrangeiros protestando no Brasil, mas por trás das ações no país estão apenas brasileiros. Para mais informações, visite a homepage do Greenpeace, em https://greenpeace.terra.com.br/



Gerson Aranha
> 1. Porque o greenpeace usa barcos a motor, enquanto os a vela não poluem?
> 2. Porque a ativista apresentada na foto da reportagem usa um cabelo corado de vermelho, sendo que esse tipo de corante é um dos corantes mais poluidores que se conhece?
> Grato.

Gerson,
O Greenpeace também usa barcos a vela, como o mais famoso deles, o Rainbow Warrior. Barcos a vela, no entanto, estão à mercê do tempo, e podem atrasar o andamento de uma expedição que tem datas definidas. No caso do Arctic Sunrise, há ainda outra razão para a existência do motor: o barco é um quebra-gelo, e para isso precisa de muita força. Os ativistas, no entanto, trabalham dentro do barco com reciclagem e com monitoramento e otimização de combustível, visando eliminar os danos ao meio ambiente.