A expedição

Iniciada em novembro de 2000 na cidade chilena Valparaíso, a Expedição das Américas percorrerá várias cidades em cinco países, entre elas três no Brasil: Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo da expedição é difundir, denunciar e apresentar resultados de investigações realizadas pelo Greenpeace sobre contaminação por Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs).

Até agora, a expedição já passou pelo Chile e pela Argentina. No dia 3 de janeiro, o navio Artic Sunrise chegou a Porto Alegre, primeira cidade brasileira visitada pela expedição. Do Rio Grande do Sul, a embarcação seguirá para o porto de Santos, em São Paulo, e depois para o Rio de Janeiro. Em março, o navio chega no México e finaliza a expedição no final do mesmo mês em New Orleans, nos Estados Unidos.

Este tour pelo continente americano é mais uma etapa da expedição mundial do Greenpeace, que começou em dezembro de 1998 na América Latina e passou pela Argentina e pelo Brasil. O principal objetivo foi denunciar e exigir a eliminação das fontes de contaminação dos POPs na região.

Em agosto de 1999, a expedição percorreu o norte da Europa para reforçar o compromisso daqueles países de eliminar as substâncias perigosas até 2020. Em setembro de 1999, continuou pelo sul da Europa para apoiar a ratificação da Convenção pela Proteção do Mar Mediterrâneo. A partir de dezembro de 1999, o barco Rainbow Warrior visitou, pela primeira vez, uma série de países asiáticos, denunciando casos graves de contaminação na Índia, Tailândia, Filipinas, China e Japão.

Veja também:
Objetivos do tour no Brasil
» Mapa interativo da expedição
» Saiba o que são POPs