Deni namoram somente 20 dias para casar
De uma forma geral, o estilo de vida dos índios Deni parece bastante simples - o que é de certa forma fascinante para os nossos olhos "de brancos". Na vida amorosa não é diferente. "Quando um homem gosta de uma mulher ele pergunta para ela: `você gosta de mim?' Se ela diz que sim, faz a mesma pergunta pra ele. Se os dois se gostarem então o índio vai falar com a família dela e pedir autorização para namorarem", conta o patarahu (chefe) Biruvi, descrevendo o começo de um relacionamento.
Daí em diante, segundo ele, são cerca de 20 dias de namoro até o casamento. "No namoro a gente tem que amassar a índia para ver se é bom", revela sorrindo. A celebração começa na noite anterior ao casamento. "Os Deni fazem uma grande festa, com comida e bebida durante toda a noite. De manhã, o patarahu aconselha os dois, falando que terão que trabalhar juntos para criar a família", afirma Biruvi. Em seguida, as redes são colocadas lado a lado e o novo casal já pode dormir junto.
Filhos
Segundo a tradição Deni, os índios geralmente se casam perto dos 15 anos de idade e as índias aos 11 ou 12 anos. Durante a gravidez, os pais devem manter relações sexuais até momentos antes do nascimento. Eles acreditam que assim o bebê nascerá forte e saudável. As mulheres Deni dão à luz sozinhas, na floresta. "Depois ficam fechadas em casa por umas três semanas se resguardando", conta Biruvi. "Só o marido ou os pais dela é que podem entrar para levar comida", complementa.
Para os Deni a criança só ganha vida quando o zupinehe (pajé) assopra a alma para dentro dela. O número de filhos em uma família Deni geralmente varia entre quatro e dez. "Eu tenho cinco filhos", diz Biruvi. "Quando a mulher tem muitos filhos fica fraca, doente e não pode trabalhar muito".
Na comunidade Deni também há casais separados, mas a maioria tem o mesmo parceiro a vida toda, segundo Biruvi. "Se o homem se separa da mulher, fica perdido, sem rumo na vida", avalia o chefe Deni.
Cristina Bodas, do Alto Juruá
|