|
DENI POSSUEM MAIS DE 600 TRIBOS
Os índios Deni compreendem mais de 600 tribos que habitam uma planície entre os rios Purus e Juruá, no Amazonas, distante cerca de sete a dez dias de barco de Manaus. Considerados como tribo Arawa, os Deni são parte do braço lingüístico Aruak.
A agricultura é a principal prática de subsistência dos Deni, que produzem mandioca, milho, cará, banana, abacaxi, urucum e palmito. Organizados, fazem a preparação das áreas de plantio de forma coletiva. Depois da queimada, pedaços de terra são distribuídos entre as famílias, que se tornam responsáveis pelo plantio e colheita.
Durante as caçadas, os Deni usam rifles e arco e flecha para capturar animais de grande porte, e arma de sopro e dardos para caçar passarinhos e pequenos animais. As frutas selvagens são colhidas principalmente durante a estação de chuvas (o "inverno" amazônico), entre dezembro e maio. Na comunidade Deni, os homens são responsáveis pela caça e pela pesca, enquanto as mulheres trabalham nas aldeias.
Dificuldades geográficas, como a baixa produtividade do solo, altas temperaturas, chuvas fortes e contínuas levaram à ocupação nômade do território. Por isso, as aldeias são apenas uma agregação de grupos familiares. Os chefes são essencialmente os líderes de seus grupos e não da aldeia como um todo. Residentes permanentes podem partir de repente e moradores temporários podem se tornar definitivos.
Fonte: Greenpeace
|