SP tem a tarde mais seca do ano; veja previsão para os próximos dias
Umidade relativa do ar medida chegou a 14%; sob essa condição, pessoas devem beber bastante água e evitar exercícios físicos
A tarde desta terça-feira, 29, foi a mais seca do ano na cidade de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade relativa do ar medida às 16h na estação do Mirante de Santana, na zona norte, foi de 14%. O recorde anterior era de 20%, medido em 16 de julho.
Segundo os meteorologistas, a queda da umidade do ar foi causada pela entrada do ar frio de origem polar sobre o estado de São Paulo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de umidade ideal para o bem-estar do ser humano é em torno de 60%. Níveis de umidade entre 11% e 20% são considerados extremamente baixos e representam diversos riscos à saúde, especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
A cidade ficou em estado de atenção para baixa umidade relativa do ar, decretado pela Defesa Civil Municipal, das 13h20 até as 18h10.
As recomendações para quem está em áreas com baixa umidade do ar são:
- umidificar os ambientes, com aparelhos próprios para isso ou com bacias cheias d'água;
- ingerir muita água ao longo do dia;
- manter janelas abertas, para ventilação cruzada;
- evitar atividades físicas ao ar livre;
- usar soro fisiológico nos olhos e narinas, se necessário.
A Defesa Civil Municipal, com base nos dados meteorológicos do CGE da Prefeitura de São Paulo, mantém toda a capital paulista em estado de Alerta para baixas temperaturas desde o domingo, 22.
A massa de ar polar deve manter o tempo seco e frio nos próximos dias.
A quarta-feira, 30, deve começar gelada com pouca nebulosidade e termômetros em torno dos 8°C. No decorrer do dia, o predomínio de sol ajuda a diminuir um pouco a sensação de frio, porém as temperaturas máximas não devem superar os 20°C, com índices de umidade atingindo valores próximos aos 45%.
Na quinta-feira, 31, persistem as condições de frio durante a madrugada e predomínio de sol e temperaturas em gradativa elevação no decorrer do dia. Os termômetros devem variar entre mínimas de 8°C e máximas que podem chegar aos 22°C, com índices de umidade atingindo os 40%.