PUBLICIDADE

Parabólica

Toyota Gazoo Racing apresenta o novo esportivo GR 86

Um carro esportivo com câmbio manual o capricho da Toyota Gazoo Racing na preparação: eis o novo GR 86 de 285 cavalos

6 abr 2021 - 17h03
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

Os carros esportivos razoavelmente acessíveis sobrevivem. A Toyota Gazoo Racing (divisão de competições da montadora japonesa) apresentou nesta terça-feira (6) o novo Toyota GR 86. Trata-se do terceiro modelo global da série GR de carros esportivos da marca.

O objetivo da Toyora é “ trazer de volta aos clientes os sonhos e a alegria de dirigir inerentes aos carros esportivos”. Concebido como um veículo com motor dianteiro, tração traseira e capacidade de resposta instintiva, o GR 86 foi lançado em 2012. Desde então, ele tem sido utilizado em várias categorias de competição, incluindo ralis, One-make Racing (famosas nos EUA), gymkhanas e dirt races. 

Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

O novo GR 86 é especialmente projetado para desempenho esportivo. Ele foi desenvolvido junto com o Subaru BRZ, mas cada marca manteve suas características principais. Uma das características mais interessantes do Toyota GR 86 é o motor dianteiro com tração traseira. Por isso, a parte inferior horizontal é baixa e a traseira é estreita. O centro de gravidade é bem baixo.

Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

O cockpit tem vários interruptores e o painel de instrumentos acentuado horizontalmente. Isso permite ao motorista (ou piloto) se concentrar na direção. O quadro de instrumentos possui uma tela TFT de 7”.

Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

O carro esportivo da Toyota tem um novo motor 2.4 aspirado boxer, de quatro cilindros opostos horizontalmente (aqui, sim, entra a assinatura da Subaru). Ele tem 285 cv de potência (7.000 rpm) e 250 Nm de torque (3.700 rpm). O motor corta em 7.400 rpm. Com apenas 1.270 kg de peso, o Toyota GR 86 acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. Portanto, ele é 1,1 segundo mais rápido do que o modelo anterior. O câmbio está ao gosto do freguês: pode ser manual ou automático, ambos de 6 marchas.

Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

As dimensões do novo GR 86 são quase idênticas às do modelo anterior: 4,265 m de comprimento, 1,775 m de largura e 1,310 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,575 m. A suspensão traseira é do tipo double wishbone (ou duplo A). Baixinho e com uso de alumínio no teto, nos para-lamas, nos bancos dianteiros e nos silenciadores, o Toyota GR 86 promete ser muito estável nas curvas. Ele tem apenas 13 cm de altura do solo. 

Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação

A rigidez torcional foi aprimorada em cerca de 50%. O GR 86 tem componentes aerodinâmicos presentes em modelos 86 que fizeram parte de competições, incluindo saídas de ar, spoilers laterais e outras peças que melhoram a estabilidade e a capacidade de resposta da direção. Os pneus são 215/40 R18. O preço não foi divulgado.

Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Toyota GR 86 desenvolvido pela Toyota Gazzo Racing.
Foto: Toyota Gazoo Racing / Divulgação
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade