PUBLICIDADE

Facebook não removerá posts políticos que violem regras

Empresa detentora da rede social afirmou que não tem pretensão de julgar se discursos políticos são aceitáveis ou não

25 set 2019 - 08h52
(atualizado às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O Facebook disse na terça-feira que não retirará os posts de políticos que violem os padrões da comunidade e não os rotulará como o Twitter prometeu, dizendo que não deve ser o árbitro do discurso aceitável na arena política.

As plataformas de mídia social estão sob pressão para bloquear a interferência eleitoral e serem mais transparentes sobre as políticas de conteúdo político, depois do que as autoridades dos EUA chamaram de uma extensa campanha de influência cibernética da Rússia com o objetivo de ajudar a eleger o presidente Donald Trump em 2016. Moscou tem negado as alegações.

O Facebook disse na terça-feira que não retirará os posts de políticos que violem os padrões da comunidade e não os rotulará como o Twitter prometeu
O Facebook disse na terça-feira que não retirará os posts de políticos que violem os padrões da comunidade e não os rotulará como o Twitter prometeu
Foto: Reuters

O Facebook retirar do ar posts se o conteúdo de um político tiver o potencial de incitar a violência ou representar um risco à segurança que supera o valor do interesse público. E os anúncios políticos ainda devem atender às regras do Facebook.

Os tipos de post de políticos que podem ser mantidos podem incluir comentários cruéis ou insensíveis ou conteúdo gráfico.

O chefe de assuntos globais do Facebook, Nick Clegg, anunciou a posição em um discurso em Washington D.C. sobre os preparativos da gigante das mídias sociais para as eleições presidenciais dos EUA em novembro de 2020.

"Seria aceitável para a sociedade em geral que uma empresa privada se tornasse um árbitro autonomeado para tudo o que os políticos dizem?" Clegg perguntou. "Eu não acredito que seria."

Os comentários seguem o anúncio do Twitter em junho de que ele identificaria e minimizaria os tuítes que infringissem suas regras, mas fossem publicados por fontes importantes, como políticos e funcionários do governo.

Se sinalizado, um aviso cobrirá o post ofensivo e exigirá que o usuário clique em um link para visualizá-lo.

Uma porta-voz do Facebook disse à Reuters que o conteúdo digno de nota de políticos no Facebook não seria rotulado para mostrar que violou as regras.

Clegg, que anteriormente era vice-primeiro-ministro britânico, também disse que o Facebook não enviou conteúdo original de políticos a seus verificadores independentes. Ele apenas rebaixará e rotulará o conteúdo desmembrado anteriormente, compartilhado pelos políticos.

O programa de verificação de fatos de terceiros do Facebook, usado para rotular e enfatizar o conteúdo falso, tem sido uma peça central de sua luta contra a desinformação.

Uma porta-voz do Facebook disse que a política global se aplicaria a políticos nos níveis executivo, nacional e regional, incluindo candidatos a cargos.

A posição do Facebook em relação ao conteúdo dos políticos se baseia em sua política, em vigor desde 2016, para deixar de lado o conteúdo cujo interesse público considera compensar o risco de danos.

Veja também:

Pretahub: apoio e fomento ao empreendedorismo negro:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade