A briga de gigantes

O processo movido pela Apple diz: "Em vez de ir atrás do desenvolvimento de um produto independente, a Samsung escolheu copiar a tecnologia inovadora da Apple, além da interface de usuário e o design elegante e distinto dos produtos e das embalagens, numa violação notável dos direitos das propriedades intelectuais da Apple.".

Em diversos países, as duas empresas começaram a brigar pelas patentes do design físico do aparelho, do formato dos carregadores, dos cabos e conectores, do design de alguns aplicativos e até mesmo das caixas com que os aparelhos (iPhone e iPad - da Apple - e Galaxy S II e Galaxy Tab - da Samsung) são entregues ao consumidor final.

A briga se alastrou dos EUA à Austrália, passando pela Europa e o potencialmente gigante mercado asiático. Embora a briga pareça estar longe de acabar, com diversos processos ainda em andamento, a Samsung lançou em outubro de 2011 um novo smartphone. O Nexus Prime, o primeiro a rodar a mais recente versão do sistema operacional Android, o Ice Cream Sandwich, é uma tentativa de escapar dos processos da Apple, segundo diversos analistas.

Links relacionados
Nexus foi criado para driblar patentes da Apple, diz Samsung

foto: AFP