0

Novo brinquedo ensina lógica de programação a crianças

Objetivo do Primo é criar sequências para um pequeno robô seguir

24 jul 2014
13h26
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
<p>Primo é composto de três partes: um robô em forma de cubo (à direita), uma interface de controle e botões de comando. Estes devem ser inseridos na interface para criar a sequência de movimentos do robô</p>
Primo é composto de três partes: um robô em forma de cubo (à direita), uma interface de controle e botões de comando. Estes devem ser inseridos na interface para criar a sequência de movimentos do robô
Foto: Divulgação

Um novo brinquedo consegue ensinar a lógica da programação para crianças. Batizado de Primo, que em italiano significa “primeiro”, a novidade visa o contato inicial de crianças de 3 a 7 anos com a programação.

O Primo é composto por três partes: um pequeno robô chamado Cubetto, uma interface de controle e blocos de instrução. O objetivo é fazer com que o robô se movimente, criando instruções para ele por meio dos blocos, que devem ser inseridos na interface para criar uma sequência de movimentos para o robô.

Existem quatro blocos de instruções para o Cubetto andar para frente, esquerda, direita e executar a “função”, um comando que sempre segue a última linha da sequência. Dessa forma, as crianças podem criar caminhos mais longos para o robô seguir. Segundo a Solid Labs, empresa criadora do Primo, a sequência faz com que a criança tenha o primeiro contato com o conceito de “queue”, ou fila, em programação.

O brinquedo foi inspirado no trabalho de Seymour Papert, matemático que desenvolveu a Logo, uma linguagem de programação voltada para crianças. “É a evolução natural do Logo, pela primeira vez fazendo a lógica de programação acessível para os mais novos, no contexto de programar uma máquina real”, disse o diretor da Solid Labs, Filippo Yacob.

O brinquedo é criado com materiais sustentáveis e no Brasil custa R$ 888.

Curso de informática Curso de informática
Aprenda a usar o Windows 8 e outros programas, como o pacote Office. Melhore o seu currículo com um curso certificado pelo MEC. Matricule-se!

Veja também:

Veja como funciona a Bixby, assistente de voz da Samsung
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade